A proposta educacional do Colégio Satc reforça em diferentes esferas todos os pilares da educação, o conhecer, fazer, ser e conviver dentro de um plano pedagógico inovador. Para 2023, a instituição já está planejando suas novas diretrizes e criando novidades no ensino, para que contribuam com a construção do saber dos alunos. A formação ampla e com propósito estará inserida no ensino-aprendizagem de todos os níveis educacionais ofertados pela instituição.
Em todos os segmentos, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Técnico estão sendo pensadas propostas, buscando o fortalecimento educacional dos estudantes. "2023 será um ano bem intenso, com bastante coisa programada e projetos em diferentes áreas do conhecimento. Por isso, estão sendo realizados os planejamentos para que o próximo ano seja de mais conquistas", enfatiza a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli.
O reconhecimento do Colégio pelo Ensino Técnico se fortalece a cada ano, mas a equipe pedagógica trabalha também com a formação humana dos alunos. "Cada vez mais estruturamos nosso suporte emocional aos estudantes, que sempre foi uma preocupação nossa, mas que agora se transforma na didática educativa deles em sala de aula com a disciplina Pilares para a vida", destaca Izes.
Uma das novidades para o próximo ano, será o programa Bilíngue, onde os alunos do Ensino Integral do 1º ao 5º ano terão a inserção do inglês no dia a dia e não apenas nas aulas da disciplina. "Essa é uma proposta bem significativa, onde podemos fortalecer a nossa proposta da língua inglesa nas aulas regulares também. Estou muito entusiasmada com essa iniciativa, pois é tão importante incentivar os estudantes a aprenderem de fato um segundo idioma, tão como as Tecnologias aplicadas e o Pilares para a vida", frisa diretora.
Protagonismo do aluno
Com um destaque para as escolhas educacionais dos estudantes, o Colégio Satc terá a ampliação e fortalecimento das disciplinas Eletivas. Como também, uma reformulação da matriz curricular no Ensino Médio e a ampliação da carga horária da disciplina de matemática.
Conforme a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Satc, Adriana Just, os projetos para 2023 foram pensados para ajudar nas escolhas dos estudantes e para que se vejam como protagonistas do próprio ensino. "Teremos a retomada das avaliações de competências, que são projetos por área do conhecimento, fortalecendo as habilidades dos estudantes e unido os conteúdos de diferentes disciplinas que convergem entre si. Fizemos também, um trabalho bem estudado com relação às escolhas dos livros paradidáticos, com o fortalecimento da figura feminina", ressalta.
Nos cursos técnicos a atenção será voltada para a aproximação dos estudos com as empresas. "Sempre tivemos muita parceria com os empreendimentos e indústrias da região, mas queremos expandir ainda mais os projetos estudantis com a realidade do mercado", informa Adriana.
Metodologias ativas de ensino
Para os alunos do Ensino fundamental Anos Iniciais, será ampliada a aplicação das metodologias ativas com ênfase no protagonismo do aluno. "Iremos envolver ainda mais os estudantes com a sistematização e transformação da informação em conhecimento, ampliação dos projetos para desenvolver as competências socioemocionais, empreendedorismo e educação financeira. Certamente 2023 será um ano de muitas conquistas para nossos alunos", relata a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.
Já nos Anos Finais, serão colocadas em prática as metodologias que estimular a pesquisa, levantamento de hipóteses, a busca de soluções e aplicabilidade dos conteúdos estudados dentro da matriz curricular. "Daremos ainda mais ênfase ao projeto de Língua Inglesa com foco na comunicação. E também ampliarmos o projeto do Componente Curricular pilares para a Vida com o foco na formação de um cidadão efetivamente atuante na sociedade", salienta Sandra.
A equipe pedagógica institucional termina 2022 pensando em 2023, organizando os eventos, formulando novidades na aprendizagem. "Fazendo um balanço, terminamos o ano muito satisfeitos com os resultados e seguiremos fortalecendo nossas bandeiras como os ODS, as Tecnologias Aplicadas, com um ensino prático e dinâmico", finaliza a diretora.