A Escola S de Criciúma é uma das classificadas para representar Santa Catarina na etapa nacional do campeonato de robótica First Tech Challenge (FTC). No torneio, estudantes de 14 a 18 anos, são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Agora, a equipe Carvoeiros RoboTECH #19194, da Escola S de Criciúma, se prepara para a próxima fase da disputa, que ocorre em março de 2023, em Brasília.
O campeonato é organizado pela First, uma ONG americana que visa o preparo e demonstração de estudantes nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Segundo o professor e técnico da equipe, Kévin Ghisi, para participar, os alunos precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos, com os mesmos equipamentos utilizados por engenheiros profissionais.
“O FTC contribui para que os alunos desenvolvam habilidades trabalhadas em sala de aula, como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Além de mostrar, através de experiências e desafios, como que é o mercado de trabalho. Ter passado para a etapa nacional representa todo o trabalho e dedicação colocado no projeto por eles durante esse mês de trabalho”, ressaltou.
A equipe da Escola S de Criciúma é composta por alunos do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Para a supervisora educacional do Sesi Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe, a conquista reforça que a metodologia de ensino aplicada na instituição está cumprindo seu propósito. “Não é a primeira vez que nos classificamos para a etapa nacional desse campeonato e, cada vez que isso acontece, mostra que estamos nos fortalecendo enquanto escola, time e metodologia”, destacou.
O FTC possui três etapas: a regional, que a equipe já foi classificada; a nacional que ocorre em março; e, por último, a mundial que será realizada em Houston, nos Estados Unidos.