O feriado de primeiro de maio em Criciúma foi movimentado nos bastidores da política pela lista de 14 demissões na Secretaria Regional. Todos ocupantes de cargos comissionados (de confiança), com ligação pessoal/familiar com políticos da região ou cabos eleitorais.
Entre o demitidos tem uma mulher de 19 anos, filha de um candidato a prefeito da região, que estava nomeada num cargo de gerencia da secretaria. Outros, não eram vistos com freqüência no local de trabalho.
Na lista de 14 demitidos tem parente de deputado, filho de dirigente de partido do governo, candidato a vereador, filho de candidato a prefeito, ex-vereador e cabos eleitorais. Quase todos do PSD e PMDB.
Os atos de exoneração, assinados pelo governador Eduardo Moreira, MDB, foram publicados no diário oficial do estado.
Eduardo segue o plano de cortes anunciados no dia 18 de abril, como forma de tentar reequilibrar as contas do estado, que estão no vermelho, e porque o governo ultrapassou o limite legal de despesa com filha de pagamentos.
Na Secretaria Regional de Araranguá foram 4 demissões. Também de pessoas ligadas a políticos da região.
No total, foram 180 atos de exoneração nas secretarias regionais do estado.
Somando aos 189 demitidos quando foram extintas 15 Regionais, já são 424 demissões de comissionados em todo o estado.
Na prática, Eduardo confirma o que se dizia das Regionais. Que tinha demais e que, via de regra, eram espaço para acomodação de cabos eleitorais e parentes ou amigos de políticos.
Simon na Educação
O advogado Eduardo Simon, presidente do PMDB de Criciúma, vai assumir a diretoria administrativa e financeira da secretaria de educação do estado.
A sua nomeação foi confirmada no feriado.
Ele deve assumir hoje, junto com a nova secretária de educação, a ex-deputada Simone Schramm. Ela é do MDB e chefiava a secretaria regional de Joinville até segunda-feira, dia 30.
O vice dos sonhos
Eduardo Moreira, MDB, encontrou ontem o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernades, PSDB, na abertura da Feira do Arroz em Masaranduba. Trocaram simpatias e deram demonstração de boa relação (foto).
Napoleão é candidato a vice dos sonhos de Eduardo e do MDB, numa eventual coligação com o PSDB.
Pode assumir
O suplente Edinho Bez, MDB, pode assumir cadeira Câmara dos Deputados nos próximos dias.
Depende do julgamento pelo STF de recurso do deputado João Rodrigues, PSD, que está preso.
O processo está com o ministro Luiz Roberto Barroso.
Se João perder, Edinho será chamado a assumir no seu lugar na Câmara.
Nome novo
A família Bolan voltará a ter candidato a deputado estadual em 2018.
Tiago Bolan Frigo, sobrinho do ex-deputado Aristides Bolan, será candidato pelo PSL, o partido de Bolsonaro.
Ele reside em Florianópolis, mas já se reuniu com Daniel Freitas, candidato a federal, para tratar de “dobradinha”.
Ele estará em Criciuma no sábado, dia 5, no ato politico que será realizado por Daniel.
A grande obra
O acordo para estadualização do hospital infantil Santa Catarina está acertado entre prefeitura e governo do estado. Na pratica, começará a ser encaminhada a partir de maio.
Só não será anunciada desta forma para evitar que no dia seguinte a secretaria de saúde do estado tenha mais 20 pedidos de estadualização de hospitais pelo estado.
Para todos os efeitos, será anunciado um compartilhamento de gestão.
Mas, pelo acordo, a prefeitura ficará responsável pelo pronto atendimento (pronto socorro) e o hospital será assumido pelo estado, que vai finalmente concluir e colocar em pleno funcionamento.
A cidade e a região terão então de fato um hospital infantil público.
O secretário Acelio Casagrande é o responsável pela operação, com aval e respaldo do governador Eduardo Moreira. Uma conquista importante do prefeito Clesio Salvaro.