Tem aqueles que só querem notícias ruins, se alimentam disso. Ficam frustrados quando dá tudo certo. Procuram um “buraco na cerca” para falar mal. Então, para eles a sexta-feira foi “irritante”. Porque foi de noticias muito boas.
A rigor, duas novelas que foram encaminhadas ao capitulo final - calçadão do Rincão e hospital infantil Santa Catarina.
No Rincão, o prefeito Jairo Custódio, MDB, fez um grande evento, com mais de 300 pessoas, incluindo empresários e prefeitos da região, para a entrega da ordem de serviço para inicio das obras do calçadão.
Não foi apresentação de projeto. É início de obra mesmo, que estará concluída até o próximo verão.
Não se trata de um investimento extraordinário. Mas, é importante pelo que representa. Será um divisor de águas. Uma virada de página.
Porque o Rincão emancipou, mas continuava com a mesma “cara" de quando era distrito. Mudou pelas casas construídas, algumas grandes e bonitas, pelos edifícios. Mas, nos espaços públicos, tudo como d’antes.
Depois, quantos falaram em fazer o calçadão? Quantos prometeram. Parece que tinha “sapo enterrado”. Agora, vai sair!
Quanto ao hospital Santa Catarina, a conversa é mais ou menos na mesma linha.
Quantos governos passaram e o hospital não foi concluído? Governos do município e do estado.
Desde o tempo em que Paulo Meller era prefeito.
Hoje, fala-se em hospital infantil, mas o que tem é praticamente só o pronto atendimento (pronto socorro).
Agora, com o acordo sacramentado nesta sexta-feira entre prefeitura e governo do estado, o hospital materno infantil será efetivamente concluído, montado e vai funcionar a pleno a partir de setembro.
A prefeitura ficará responsável apenas pelo pronto atendimento. Custo de pouco mais de r$ 350 mil. Praticamente 1/3 do que desembolsa hoje. O governo do estado vai assumir o restante.
Isso é resultado de uma negociação muito bem feita entre o prefeito Clesio Salvaro, PSDB, e governador Eduardo Moreira, MDB. Mas, com a participação decisiva do secretário Acelio Casagrande, que foi quem ligou os pontos e viabilizou o processo.
Governador e prefeito tinha a intenção, queriam fazer, mas foi o secretário Acelio quem encontrou a formula. O como fazer.
Faziam tempo que não tínhamos uma conclusão de semana tão positiva.
Nova fase
O acordo do hospital Santa Catarina é também efeito do crescimento politico dos dois principais atores envolvidos no processo. Que saíram da fase de “abutre" e “satanás”, e passaram a se relacionar com educação e respeito, pensando juntos o que é possível fazer de melhor para a cidade.
Eles continuam de partidos diferentes, tem projetos políticos distintos, um não frequenta a casa do outro. Mas, com bom nível de civilidade.
No São Donato
Na quarta-feira. Eduardo Moreira virá em Içara para autorizar o convênio com o hospital São Donato para construção da UTI. Com ele, o secretário Acelio Casagrande.
Revisão que em 2019 a UTI já esteja credenciada e atendendo pelo SUS.
Fora do Governo
Primeira baixa no secretariado de Eduardo Moreira foi confirmada nesta sexta-feira. O ex-deputado Marcelo Rego deixou a secretaria de comunicação.
Ele assumiu no dia 27 de fevereiro.
O substituto poderá ser definido no fim de semana anunciado na segunda-feira.
Reforço
Deputado estadual Rodrigo Minotto, PDT, confirmou nesta sexta-feira a filiação de João Alberto Bonamigo Filho, filho do ex-prefeito de Balneário Gaivota, João Bonamigo Filho.
Ele estava no DEM e assinará filiação no PDT no dia 18 de maio. Seu projeto é disputar a prefeitura e Gaivotas em 2020.
Na onda Bolsonaro
Executiva Estadual do PSL, com o presidente Lucas Esmeraldino, candidato ao senado, estará em Criciuma neste sábado para dar posse a direção provisória no município, presidida por Jessé Lopes.
Também serão empossados dirigentes do PSL Mulher e PSL Jovem.
O ato terá palestra e lançamento da pré candidatura de Daniel Freitas a deputado federal.
Jesse Lopes deve ser o candidato a deputado estadual do PSL por Criciúma e região.
Movimento novo
Políticos de Criciúma e Cocal devem anunciar na segunda-feira adesão ao PODEMOS, partido comandado pelo senador Alvaro Dias, do Paraná, candidato a presidência da republica.
A principal liderança do PODEMOS hoje no estado é o ex-deputado Fernando Coruja, de Lages, que deverá ser candidato ao senado em outubro.
Sabatina
O deputado Gelson Merisio, presidente do PSD, candidato a governador, fez nesta sexta-feira em Tubarão uma das ultimas sabatinas regionais no estado.
Reuniu jornalistas, empresários e lideranças da cidade e região da Amurel para tratar de propostas para o estado. Destaque para segurança pública e redução de cargos comissionados na estrutura de poder.
Na festa de Araranguá
Eduardo Moreira e sua mulher, Nicole Torret Moreira, participam nesta sexta-feira da festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá.
A festa neste ano teve como destaque a elevação da Igreja Matriz de Araranguá à santuário.
Carros distribuídos
A secretária de estado da ação social, Romanna Remor, definiu na sexta-feira a distribuição aos municípios de veículos comprados por licitação.
O processo vinha sendo encaminhado em 2017, mas foi alterado o critério para distribuição.
Antes, o anunciado é que 2/3 dos 139 veículos seriam distribuídos por “ordem de solicitação”, mas de acordo com a secretária Romanna não havia pedido protocolado de nenhum município.
Por isso, ela levou o assunto para a câmara bipartide (CIB), que estabeleceu critérios técnicos para a distribuição dos veículos.
Nova casa
Nos próximos dias, a secretaria de ação social do estado vai mudar de endereço. Passará a ocupar um prédio da COHAB ou da CODESC. São imóveis do estado, que não estão sendo utilizados, e que serão adaptados.
Fora de cogitação o investimento de r$ 40 milhões para compra de um prédio novo, que foi encaminhado pelo ex-secretário, deputado Valmir Comin.