A deputada estadual Luciane Carminatti, presidente da comissão de educação da Asembleia Legislativa, foi cirúrgica hoje na Som Maior (áudio abaixo) ao falar sobre a tramitação do projeto Universidade Gratuita.
Disse ela: “Se o governo quiser, aprova o projeto como enviou para a Assembleia. Mas, hoje, tem deputado do partido do governo que não vota e quer mudar a proporção de 80% x 20% para 50% x 50%”.
O projeto original prevê, do total de recursos que serão repassados, que 80% vá para as universidades comunitárias e 20% para as particulares.
O governador Jorginho Mello tem dito em conversas reservadas que não aceita a alteração da proporção.
O secretário Aristides Cimadon, da Educação, disse textualmente na Som Maior, semana passada, que o Governo quer a aprovação do projeto como foi enviado para a Assembleia.
Mas, o governo ainda está muito distante do assunto na Assembleia, praticamente não tem articulado para garantir a aprovação.
Para completar, a deputada Carminatti citou que tem deputado do partido do governador que estaria defendendo mudança na proporção para 50% x 50%.
A se confirmar, o governador não terá conseguido convencer nem os deputados do seu partido a votar a favor do projeto que ele encaminhou para a Assembleia, e que foi o seu principal compromisso de campanha.