O deputado federal Daniel Freitas, PSL, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Carvão Mineral, já marcou para quarta-feira, dia 09, audiência com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para falar sobre o anúncio de desativação do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.
O deputado esteve em reunião virtual com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, hoje pela manhã, junto com os deputados federais Geovânia de Sá e Ricardo Guidi, e com representantes do carvão mineral, tratando da crítica situação que o setor atravessa.
No final da semana passada, o que antes era apenas uma possibilidade, virou séria ameaça para o setor carbonífero do sul catarinense. A Engie determinou a desativação da Usina Termoelétrica Jorge a partir de 2021, quando será iniciado o desligamento dos geradores.
Dos sete geradores existentes na Usina, dois serão desligados em 2021.
A decisão da direção da Engie de desativar a Jorge Lacerda foi repassada em comunicação interna aos funcionários na sexta-feira.
A empresa já tem um cronograma para desativação até 2025.
A decisão da empresa representa séria ameaça ao setor carbonífero e para a economia a região.
A se confirmar o que está anunciado, pode representar a paralisação do setor, que hoje só vende seu carvão para a Usina Jorge Lacerda.
O setor gera milhares de empregos diretos e indiretos em vários municípios.