O vereador Daniel Freitas decidiu sair do PP para ser candidato a deputado e foi “assediado" na última hora pelo DEM, mas acabou mesmo assinado ficha no PSL, o partido de Jair Bolsonaro, onde será candidato a deputado federal. Tentará “recuperar" a cadeira que foi do seu bisavô, Diomício Freitas, na UDN.
Daniel chegou a se reunir com o deputado federal João Paulo Kleinübing, presidente estadual do DEM, na sexta-feira, no Continente Shopping, na grande Florianópolis. Ouviu, agradeceu e declinou.
Estava decidido desde quarta-feira a migrar para o partido de Bolsonaro. Segurou um pouco, principalmente por causa dos apelos veementes que ouviu do deputado Esperidião Amin para ficar no PP.
Considerou, no entanto, que o PP de novo bloqueou o caminho para ele tentar uma candidatura a deputado.
Ele foi eleito duas vezes vereador em Criciúma ficando entre os mais votados. É jovem e tem planos. Quer crescer.
Sem espaço no PP, foi “surfar" na onda Bolsonaro.
O problema é que agora o PP pode ficar sem vereador em Criciúma.
O vereador Miri Dagostim é muito ligado ao prefeito Clesio Salvaro, PSDB, chega a ser considerado um dos mais fieis da sua base de apoio na câmara e pode migrar para o partido do prefeito a qualquer momento.
Ocupação de espaço
No PP, Daniel tentou ser candidato a deputado estadual. No PSL, poderia ser estadual ou federal. Preferiu disputar vaga para a Câmara Federal.
Se fosse candidato a estadual, disputaria espaço naturalmente com o deputado Valmir Comin, PP, mas também com o deputado Luiz Fernando Vampiro, PMDB.
Como será federal, vai disputar com o deputado Jorge Beira, PP.
No comando
O dentista Jessé Lopes é o presidente do PSL em Criciúma. Foi anunciado no sábado.
Jessé é o coordenador dos grupos de apoio de Bolsonaro na cidade.
Carreata
No sábado, os defensores de Bolsonaro fizeram carreata em Criciúma. A primeira da campanha presidencial de 2018.
O vereador Daniel Freitas nao participou porque estava reunido em Tubarão com o presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino.
Ficou
O ex-prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, ficou no PP. Daniel tentou levá-lo para o PSL, garantiu candidatura a deputado, mas ele vai continuar tentando viabilizar candidatura no PP.
Fato novo
Outra candidatura nova prevista para a região é do ex-prefeito de Arroio do Silva, Evandro Scaine, PSD.
Ele está articulado com a direção estadual e pretende atrair parte dos votos do deputado federal João Rodrigues no sul do estado.
Dois recados
O evento político em Lages, sábado, com mais de 2 mil pessoas, que serviu para lançamento da candidatura do ex-governador Raimundo Colombo ao senado, teve dois “recados" importantes.
O primeiro, do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Ele disse no discurso que quem vai dar os rumos para o partido na eleição em Santa Catarina será Colombo. Inclui definição de alianças.
O segundo, do proprio Raimundo Colombo. “Por que não se coligar com o PMDB? Não é momento para descartar ninguém”.
O deputado criciumense Ricardo Guidi estava no palanque ao lado de Kassab e Colombo.
A festa de Geovânia
A deputada federal Geovania de Sá, PSDB, encerrou as comemorações do seu aniversário no sábado, com um grande ato em Criciúma, que marcou o lançamento de sua candidatura a reeleição.
Presentes, o senador Paulo Bauer e ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que devem disputar a eleição majoritária em outubro.
Prefeito Clesio Salvaro "abriu voto" no discurso para Geovania e para o deputado estadual Doia Guglielmi.
Na agenda
Azul Linhas Aéreas só vai decidir sobre retorno do vôo matutino a partir do aeroporto de Jaguaruna no dia 12, quinta-feira.
Direção da empresa comunicou a ACIC e o deputado Luiz Fernando Vampiro.