O governador Eduardo Moreira se reuniu ontem com a bancada do MDB na Assembléia e defendeu que até o final de maio esteja definido, por consenso, o candidato do partido a governador.
Os deputados acrescentaram que, se for possível, a definição vai facilitar as negociações para composição de alianças e montagem de chapa.
Foi a primeira vez que Eduardo falou em prazo, mas fez questão de ressaltar que não se trata de exigência, ou pré-condição. Seria apenas o encaminhamento mais recomendável para condução do processo.
Nada ficou acertado ou definido a respeito.
Sobre candidatura, Eduardo comentou com os deputados que só pode participar da eleição numa condição - candidato a reeleição. Isso porque está no cargo e não se desincompatibilizou.
De outro lado, o deputado Mauro Mariani, presidente do PMDB, também pré-candidato, tem “cinco opções” - disputar reeleição como federal, governador, vice, senador ou deputado estadual.
Ao mesmo tempo em que avança a discussão no MDB, Eduardo mantêm conversações com o PSDB e vai se acertando com partidos pequenos.
Fechou nesta semana com o PV, e já havia acertado com PTB, PR e PPS.
A possibilidade de aliança do MDB com o PSD é cada vez mais improvável. Sendo Mariani ou Eduardo o candidato do MDB. Principalmente depois das medidas adotadas por Eduardo e a revelação da grave crise financeira revelada no estado.
PSD está fechadíssimo com PP.
PSDB se mantêm como o "pêndulo". Pode ir com PP-PSD ou MDB. Para onde for, vai fazer a chapa mais forte, e favorita.
Mas, também disputar com chapa pura. Tentando fazer uma tripolirização na eleição.
Mais um filho
Depois de filiar o filho do presidente da câmara, vereador Julio Colombo, presidente municipal do PSB, o PSD filiou ontem o filho do vereador Pastor Jair Alexandre, presidente do PSC.
Pastor e cantor na Igreja Evangélica,Lucas Augusto Alexandre, 29 anos, assinou a filha ao lado do deputado Ricardo Guidi, na frente do ex-deputado Julio Garcia e sob os olhares do pai, vereador Pastor Jair.
Foi mais uma operação pilotada pelo vice-prefeito Ricardo Fabris, que migrou do PSDB para o PSD em abril.
Calçadão
A entrega da ordem de serviço para inicio imediato das obras do calçadão no Balneário Rincão, hoje, 11h30, é a melhor notícia da semana na região.
Porque a região está no Rincão, e por isso quer o se desenvolvimento.
Anunciado e tentando várias vezes, vai finalmente sair do papel.
Deve ser um marco, dividindo a historia do balneário entre antes e depois.
Fora da lei
Estudos levados ao Paço indicam que mais de 150 aposentadorias de servidores municipais de Criciúma foram ilegais.
Ninguém no governo do município faz qualquer manifestação a respeito.
Mas, técnicos teriam sido “escalados" para estudar o assunto.
Apoio
Despachantes da região carbonífera fizeram encontro ontem a noite, em Cocal do Sul, para anunciar apoio as candidaturas à reeleição do deputado federal Ronaldo Benedet e deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, MDB.
O ex-prefeito, Vanderlei Rosso, presidente do Detran, também participou.
O time do seu Jayme
Membros do conselho de administração da Tintas Farben, com o fundador da empresa, Jayme Zanatta se reúnem na convenção de vendas da empresa em Gramado, RS.
Ontem, o conselho definiu investimentos estratégicos, incluindo a internacionalização da marca.
Pelas crianças
Moradores da área central de Criciúma reclamam que a prefeitura não está fazendo a devida manutenção no parque infantil na Praça do Congresso.
Por exemplo: faz tempo, retiraram a cerca de proteção e recolocaram; e os animais de rua acabam entrando e fazendo suas necessidades na areia, onde as crianças brincam.
Ontem, dois escorregadores estavam quebrados.