O governador Eduardo Moreira, MDB, surpreendeu ao anunciar a desativação de 15 secretarias regionais. Entre elas, duas no sul do estado - Laguna e Braço do Norte.
Surpeendeu principalmente porque elas foram criadas pelo MDB, no primeiro mandato do ex-governador Luiz Henrique.
Também serão desativadas quatro secretarias executivas.
O presidente do PSD, deputado Gelson Merisio, adversário de Eduardo, reagiu ao anuncio - "Estão tentando colocar aerofólio na kombi para ver se ela vira carro de corrida. Tem que extinguir toda essa estrutura cara, utilizada apenas para politica partidária".
Só que o PSD, partido comandado por Merisio, governou o estado nos dois mandatos do governador Raimundo Colombo e não desativou nenhuma das regionais.
Eduardo garantiu que as medidas que anunciou hoje representam economia de R$ 15 milhões só em salários, mais de R$ 45 milhões incluindo alugueis e outros custos, e o "corte" de 187 cargos comissionados.
Foi o principal anuncio, entre uma serie de medidas para contenção de gastos.
As regionais sempre foram questionadas e criticadas. O governador Raimundo Colombo chegou a anunciar a intenção de reduzí-las, mas não executou.
Eduardo justificou que vai desativar as regionais porque a extinção implicaria em projeto de lei para tramitação e posterior votação na Assembleia.
A primeira coletiva de Eduardo como governador foi transmitida ao vivo pela rádio Som Maior FM.