Saiu o acordo para a aprovação do projeto Universidade Gratuita. Definido.
Esse acordo vem sendo costurado nas duas últimas semanas. De um lado, Mauro de Nadal, presidente da Assembleia, mais ligado às universidades privadas. Do outro, Júlio Garcia, deputado do Sul, mais ligado às comunitárias.
Os dois trabalharam muito. Inclusive, junto ao Governo do Estado. O secretário da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert, também trabalhou e foi decisivo neste processo, além da reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta.
Como vai ficar o projeto?
O acordo será anunciado, publicamente, amanhã, quinta-feira, quando os dois deputados, Mauro e Júlio, estarão com o governador Jorginho Mello.
Duas mudanças importantes: a primeira, na proporcionalidade. Pelo acordo, vai ficar 75% dos recursos para as comunitárias e 25% para as privadas.
Segunda mudança: as contrapartidas das universidades comunitárias. O projeto original previa que a cada duas bolsas ofertadas pelo projeto, a instituição daria uma. No novo acordo, a cada quatro bolsas pagas pelo Estado, uma é custeada pela universidade.
Esses são os principais pontos do acordo.
Ouça o comentário completo no Ponto Final, sobre o Universidade Gratuita, a partir de 4min03segs: