O deputado federal Mauro Mariani, candidato a governador do MDB, se reuniu ontem em Brasilia com o senador Paulo Bauer, PSDB. Discutiram a possibilidade de aliança.
Mariani repetiu que o MDB abre duas vagas na chapa majoritária ao PSDB. Em principio, Vice-governador e uma vaga ao senado.
Bauer reafirmou que é candidato a governador e que uma eventual aliança deve partir da premissa de o MDB apoiá-lo.
A reunião foi iniciativa do deputado Mariani e não foi conclusiva.
Mas, Mariani a considerou “boa”, principalmente porque ficou aberta a possibilidade de novas reuniões. Ele diz que nos próximos 15 a 20 dias todo mundo vai conversar com todo mundo.
Um ponto que aproxima os dois é a regionalidade. Eles são de Joinville e a confirmação das duas candidaturas vai fazer com que um atrapalhe o outro. Ele podem se anular.
Se sair um entendimento, podem fazer uma candidatura muito forte.
Hoje, 10h30, Mariani vai se reunir com o governador Eduardo Moreira, em Florianópolis, para tratar das discussões sobre alianças e montagem de chapa.
Vai detalhar a conversa com Bauer e definir estratégias para tentar atrair os tucanos.
Por sua vez, Eduardo vai definir com Mariani a data em que os dois vão se reunir com os prefeitos do sul e quando será feito o encontro regional do MDB em Criciúma.
Os dois eventos foram definidos ontem, durante reunião de Eduardo Moreira com 10 prefeitos do MDB do sul.
Os prefeitos se mostraram preocupados com a situação da campanha no sul, depois que ele desistiu.
Eduardo revelou que a pior situação do MDB para a campanha é o sul. Por isso, a agenda dele e de Mariani será direcionada para a região nos próximos 30 dias.
Ada na chapa
Na reunião dos prefeitos do MDB com Eduardo Moreira foi levantada a possibilidade de o sul ter um nome na chapa majoritária, como forma de “esquentar" a campanha na região.
Seria uma candidatura “patrocinada" pelo governador.
Ada de Luca, deputada estadual de terceiro mandato, foi o primeiro o nome citado. Mas, ela está com reeleição bem encaminhada e provavelmente não aceitará mudar os planos.
Pode ser Edinho
Depois de Ada, o nome citado pelos prefeitos foi do suplente de deputado federal Edinho Bez.
Ele deve assumir nos próximos dias, na vaga de Mauro Mariani que vai pedir licença para se dedicar à campanha de governador.
Geovania na chapa
O deputado Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, repetiu ontem na radio Som Maior FM que não existe a possibilidade de o PSDB não ter candidato a governador.
Voltou a falar em chapa pura do partido para disputar governo e senado, em caso de fracassadas as negociações com PP, PSD e MDB.
Disse que nesse caso, a deputada federal criciumense Geovania de Sa pode integrar a chapa, como candidata a vice ou ao senado.
Apesar da ênfase na declaração, a possibilidade de se confirmar é remota. O PSDB deve firmar aliança. Com um lado, ou o outro.
Nova dupla
Nova possibilidade de chapa circulava ontem nos bastidores da Assembléia. Esperidião Amin, PP, para o governo e João Paulo Kleinubing, DEM, para vice.
Seria a opção no caso de Gelson Merisio, PSD, firmar o pé e não abrir mão da candidatura ao governo.
A duvida é se caso o PP rompe com Merisio e vai com Amin.
No plenário
Enquanto rolava a sessão da Assembléia Legislativa, ontem à tarde, deputados Gelson Merisio, PSD, Marcos Vieira , PSDB, e Valmir Comin, PP, atualizaram as informações sobre negociações para alianças. Merisio e Comin estão fechadíssimos no mesmo projeto politico.
Clesio: “Tem que conversar”
Três perguntas para Clesio Salvaro, prefeito da maior cidade do estado administrada pelo PSDB?
1- Vai até quando o prazo do PSDB para fechar aliança?
Clesio - As conversas estão acontecendo. Procuramos alguns partidos e outros nos procuram. Paulo Bauer tem autoridade para tratar disso. Mas, acredita que nada será definido até a convenção.
2- Aprova chapa pura do PSDB?
Clesio - Nós temos no estado um histórico de eleições muito disputadas. Por isso, acredito e defendo que o partido busque aliados, pois ainda que seja possível vencer eleição com chapa pura, não governará sozinho. Defendo coligação.
3- Em caso de aliança, PSDB deve fechar com MDB, PP ou PSD?
Clesio - Para fechar aliança, depende muito das conversas. Paulo Bauer é experiente e a ele foi repassada essa missão. Deve dialogar muito com os três partidos.
Pesquisa do senado
A pesquisa do Instituto IPC mostra que a eleição para o senado tem hoje dois nomes fortes. Esperidião Amin e Raimundo Colombo.
Se Amin disputar o governo, Colombo fica com eleição encaminhada.
Depois deles, quem mais se aproxima é Paulo Bauer. Mas, com metade deles.
Diante disso, Colombo é o maior interessado na chapa Amin governador e Merisio vice. Mesmo que não venha a fazer nada para que isso aconteça.
Café requentado
A preocupação anunciada pelo senador Paulo Bauer com corte de recursos do governo federal com Santa Catarina, incluindo a verba programada para a serra da rocinha, parece ter sido noticia da semana retrasada.
O deputado Ronaldo Benedet esteve ontem à tarde no palácio do planalto e ouviu que os r$ 23 milhões anunciados na semana passada para as oras na serra da rocinha estão garantidos.
O corte foi feito no valor total projetado inicialmente, que será r$ 47 milhões.
Em nome do Dr Antônio
O prefeito Clésio Salvaro recebeu ontem em gabinete familiares e amigos do médico reumatologista Antonio Althoff.
Na sexta-feira, o dr Antônio será homenageado com seu nome dando nome UPA da Próspera.