Fato mais importante da politica no estado nesta segunda-feira foi o anúncio da permanência do deputado Gelson Merisio na presidência estadual do PSD até junho de 2019.
O mandato atual de Merísio no cargo vence em 1 de junho de 2018 e a informação até semana passada era que o presidente nacional do partido, ministro Gilberto Kassab, já havia decidido (e comunicado) que ele não seria reconduzido. O novo presidente seria o ex-governador Raimundo Colombo.
Com isso, seria Colombo e não Merisio quem faria os entendimentos finais para alianças com outros partidos e definição de chapa.
O anúncio de recodução de Merísio, feito agora à tarde, fortalece politicamente o deputado Merisio e garante à ele o comando das articulações.
Por conseqüência, faz sua candidatura a governador praticamente irreversível. Na pior das hipóteses, será candidato a vice, desde que seja numa ampla composição.
A decisão da direção nacional do PSD de renovar o mandato do deputado Merisio no comando do partido em Santa Catarina foi divulgada hoje à tarde, por meio da resolução 69, que prorrogou todos os diretorios e executivas estaduais.