Ezequiel Passos, o melhor repórter fotógrafo com quem trabalhamos por aqui, de vez em quando batia no peito e proclamava, provocando a todos nós, jornalistas:
"minhas fotos falam mais que tudo isso que vocês escrevem".
Pior, é que ele era tão bom, que normalnente tinha razão. As suas fotos "contavam" tudo.
Pois bem, lembrei do Zeca quando vi as fotos do encontro de hoje entre o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Julio Garcia, e o governador afastado, Carlos Moisés.
Desde o "semblante" do Presidente ao receber o Governador, até a foto dos dois sentados, as fotos contam tudo. Os dois, com sorrisos largos.
A novidade não foi apenas barbinha rala do Governador. O ambiente mudou da noite para o dia.
Não faz muito tempo, não havia menor clima para um encontro entre eles.
Se tivesse que acontecer, certamente não seriam vistos os dentes. Nem de um, nem de outro.
O encontro de hoje foi iniciativa do Governador.
A pretesto de entregar uma "carta" ao parlamento, ele pediu o encontro e foi ao gabinete do presidente da Alesc. Enfim, praticou o gesto. Quebrou o gelo.
A mostrar que, enquanto Daniela ainda não se encontrou no cargo, Moisés começa a "construir" pontes, e refazer relações.
Os dois não devem ter ido muito além da carta entregue na conversa de hoje. Mas, se o objetivo era abrir a porta, foi cumprido à pleno.
O que vem depois, dependerá dos atores envolvidos. Das suas vontades, disposições, e do que aprenderam nos episódios recentes.