A definição dos candidatos do PT a deputado estadual e federal na Amrec confirma a pior fase do partido em Criciúma.
O candidato a federal será o sindicalista Celio Elias, suplente de vereador em Forquilhinha, e o estadual será o médico Lauro Nogueira, vereador em Içara.
O PT de Criciúma ja teve dois deputados estaduais e um federal no mesmo mandato, teve o prefeito da cidade, vereadores e suplente de senador. Hoje, não tem nenhum filiado com mandato e pela primeira vez desde a sua fundação não terá candidato a deputado.
As brigas internas, intensas e agressivas, entre os grupos dos ex-deputados José Paulo Serafim e Décio Goes, e depois a crise da Lava Jato e queda de Dilma, derrubaram o partido, reduzindo a muito pouco o "poder de fogo" na cidade.
O presidente da executiva municipal, Laércio Silva, está tentando recompor o partido, aproveitando que tem transito (e crédito) em todas as alas. Já conseguiu “recuperar" vários petistas que estavam fora de combate. Mas, não o suficiente ainda para “bancar" uma candidatura a deputado.
Lauro Nogueira foi confirmado candidato a deputado estadual depois de reunião com o presidente da executiva estadual, deputado federal Décio Lima, que é o candidato a governador.
Lauro tinha uma exigência - a garantia que os petistas de Criciúma vão fechar (e ficar) com ele. Não vão “abandoná-lo” no meio do caminho para apoiar candidatos de outras regiões.
Decio Lima veio a Criciúma junto com Ledio Rosa de Andrade, desembargador aposentado, que será candidato a senador pelo PT. Eles participaram do ato de lançamento da candidatura de Célio Elias.
Os dois se disseram convencidos que o pior momento do PT, foi em 2016, na eleição municipal.
Para eleição de outubro desse ano, acreditam que a chapa está mais forte e aposta na manutenção ou crescimento das bancadas estadual e federal do partido.
Pode desistir
Deve ser noticia nos próximos dias - um dos cogitados para eleição majoritária em Santa Catarina, nome dado como certo, estaria disposto a desistir do projeto.
Em principio, passaria a ser candidato a deputado federal.
Muitas conversas
A sexta feira foi de muitas reuniões e articulações do prefeito Clesio Salvaro.
Desde cedo, no Paço municipal, se reuniu para tratar da eleição de outubro com o senador Paulo Bauer, o deputado Doia Guglielmi e o deputado Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB.
Também se reuniu com o ex-deputado Valmor de Luca.
À noite, se encontrou com o governador Eduardo Moreira, em Nova Veneza, na festa da gastronomia.
Só emenda
A deputada Ada de Luca, MDB, acabou encontrando o deputado Marcos Vieira no gabinete do prefeito Salvaro. Mas, foi um encontro casual.
Ela queria tratar de uma emenda que liberou para Criciúma, e o tucanos estava interessado em avaliar possibilidades para a eleição.
No ar
Senador Paulo Bauer, PSDB, na rádio Som Maior - “nossa convenção será franciscana, nada perto daquela convenção estilo americana que teve em Chapecó, com oito aviões particulares transportando convidados de todo o estado”.
Intervenção
O deputado Decio Lima, PT, disse em Criciúma que o PSB deve sofrer intervenção em Santa Catarina se for fechada a aliança nacional que está sendo tratada entre os dois partidos.
Mais tarde, a direção do PSB no estado divulgou nota se posicionando contra a coligação com o PT.
Nomes e Marcas
No clima na Copa, o programa Nomes e Marcas deste sábado, 9h30, na rádio Som Maior será com o arquiteto Fernando Carneiro.
Ele lidera um grupo que está desde terça-fera na Russia, para ver a Copa. Vai comemorar lá os 87 anos.
Fernando é o primeiro arquiteto de Santa Catarina
Sob nova direção
O empresário Anselmo Augusto Freitas, filho mais velho do empresário Anselmo Freitas, é o novo diretor geral da Cristalcopo, de Içara, a maior empresa do setor no estado.
A posse foi anunciada por nota distribuída pela empresa ao mercado no final da tarde desta sexta-feira.
Anselmo Augusto passa a responder por toda a parte operacional da empresa.