O Tribunal de Justiça atendeu pedido do Ministério Publico e acaba de retirar o sigilo do processo dos respiradores, tornando públicas todas as informações.
No despacho dado, a desembargadora Vera Lucia Copeti escreve:
"Conforme ponderou o Ministério Público, não mais se justifica a restrição de publicidade do feito, diante da deflagração da fase de campo e das normativas expressas no ordenamento jurídico pátrio que regulam o tema acerca da publicidade dos atos processuais"
Na entrevista coletiva de sábado, o chefe do Ministério Público, Fernando Comin, e o diretor geral da policia civil, delegado Paulo Koerich, não reponderam várias perguntas sob argumento que o processo estava com sigilo de justiça.
No sábado à noite, o Ministério Público protocolou pedido ao Tribunal de Justiça para retirada do sigilo.
Com a liberação das informações já foi possível confirmar, por exemplo, que realmente foram pedidas na semana passada as prisões de seis envolvidos no caso. Um deles foi o então secretário da Casa Civil, Douglas Borba.
Mas, a desembargadora Vera Lúcia Copeti negou todos os pedidos.
No sábado pela manhã, Douglas foi levado à sede da Deic para prestar depoimento.
Ontem, ele acertou a sua saida do governo. A assessoria de imprensa anunciou que foi por exoneração a pedido. Ou seja, ele pediu demissão.
Entre os outros pedidos de prisão, está o presidente da câmara de vereadores de São João de Meriti, cidade do interior do Rio, vizinha de Nilópolis.
Na sua casa, no sábado, a polícia sequestrou pouco mais de r$ 300 mil.
Quanto ao demais, tem pelo menos dois amigos de Douglas Borba.
Trecho processo que trata sobre os pedidos de prisão temporária:
"Com base na documentação e nos depoimentos que instruem o presente pedido, é possível afirmar que a prisão temporária de Douglas Borba, Samuel Rodovalho, Leadnro de Barros, Fabio Guasti, Pedro de Araújo, Rosemary de Araújo, Giliard Gerent e Davi Perini Vermelho constitui medida indispensável à continuidade dos trabalhos investigativos".
Em seguida, mais informações do processo.