O professor Gildo Volpato, ex-reitor da Unesc, se reunirá hoje com a secretária de educação do estado, Simone Schram, para definir detalhes da sua posse como secretário adjunto.
Deve assumir na próxima semana.
A indicação de Gildo foi feita pela deputada Ada de Luca ao governador Eduardo Moreira.
O anúncio
A articulação para emplacar Gildo como secretário adjunto de educação do estado foi antecipada na rádio Som Maior, programa Ponto Final, quarta-feira.
Minutos depois, o próprio governador Eduardo Moreira, durante palestra na Unesc, fez o anuncio do convite para Gildo.
Três do sul
Em uma semana, a região de Criciúma emplaca três representantes em funções estratégicas do governo do estado.
No começo da semana, o advogado Eduardo Simon assumiu a direção administrativa e financeira da secretaria de educação.
Depois, Gildo Volpato foi anunciado para ser o secretário adjunto de educação.
O terceiro é Fernando de Faveri, confirmado na superintendência estadual da fundação hospitalar.
Ultimo ato
Fernando de Faveri, ainda respondendo pela gerência regional de saúde, teve reunião ontem à tarde com a direção do hospital São José.
A renovação do contrato com o hospital para atendimentos pelo SUS é sua última missão na regional. Ontem ainda havia pendência com a prefeitura, que não quer continuar repassando os r$ 180 mil.
Fernando está seguro que resolve tudo até segunda-feira. Pretende trazer o governador Eduardo Moreira na próxima semana para assinar contrato novo.
O “sim"
Fernando de Faveri vai cumprir agenda administrativa com o secretário Acelio Casagrande amanha em municípios da região. Vai aproveitar para confirmar sua ida para a fundação hospitalar.
Redução tributária na cerâmica
O presidente da Acic, Moacir Dagostim, foi um dos primeiros a cumprimentar o governador Eduardo Moreira, quarta-feira à noite, na Unesc. “A industria está contemplada e pede que mantenha a determinação de reduzir a carga tributária”, anunciou. Estava falando da medida provisória que tratava da redução do ICMS de 17% para 12%, que foi derrubada na Assembléia, em operação política pilotada pelo deputado Gelson Merisio, PSD.
Ontem, Eduardo se reuniu em Florianópolis com secretário da fazenda, Paulo Ely, e orientou que todos os setores que seriam beneficiados com a medida provisória, que sejam atendidos em suas demandas tributárias, com uma avaliação caso a caso, dentro do que a lei permitir.
O primeiro segmento a ser atendido será a indústria da Cerâmica, que já agendou um encontro com Ely.
Eduardo procura fazer do limão a limonada. Tenta contornar a situação administrativamente, e politicamente sustenta que Merisio queria derrotá-lo, de olho na disputa eleitoral, mas quem perdeu foi o estado.
Nova lei de tributos
Prefeito Clesio Salvaro, PSDB, chamou todos os vereadores para reunião hoje, 14h, no Paço.
Vai apresentar (e defender) um pacote de projetos.
Destaque para o que trata da nova lei de tributos do município.