Faltam 274 dias para o início da Copa do Mundo no Catar
Cartões amarelos e vermelhos foram enviados pela FIFA no Mundial de 1970 No México, nenhum jogador foi expulso 32 jogos da competição. O primeiro jogador punido com cartão vermelho numa Copa do Mundo foi o chileno Carlos Caszely expulso aos 22 minutos do segundo tempo na partida contra a Alemanha Ocidental na Copa de 1974.
O centro justificou seu apelido de César César. O brasileiro apertou o botão que invertia o sentido para subir e quase um acidente descendo a escada rolante do estádio.
O primeiro goleiro a ser africano substituído durante um jogo de Copa do Mundo por motivos e não por contusão foi o técnico de Muamba do Zaire. Aos 233 do primeiro tempo quando seu tempo perdia por 3x0 para Iugoslávia, o técnico tirou Muamba e colocou no lugar ou reserva Ndimbi que sofreu os outros seis gols.
Ainda na fase de preparação para o Mundial, o Uruguai viajou para a Austrália e Indonésia para alguns amistosos. Pouco antes de deixar Montevidéu, a seleção uruguaia cancelou as reservas, adiando a viagem por algumas horas. O avião que seguiu sem a caindo matando 107.
Foi na Copa de 1974 que a FIFA puniu pela primeira vez um atleta por uso
de doping. O haitiano Jean-Joseph foi flagrado sem antidoping durante a disputa do Mundial.
Quando a Iugoslávia fez o nono gol, o responsável pela placar eletrônico do estádio em Gelsenkirchen entrou em pânico. Não havia mais como exibir o nome do marcador do cheque gol. Rapidamenteam a decisão de colocar apenas o número do jogador que tomará que o gol dali em diante, mas não foi preciso, o jogo terminou 9x.
O alemão Gerd Mueller-se tornou em 1974 o maior artilheiro da história dos mundos. Fez quatro gols na luta que somados aos 10 que havia marcador no México, superou o Frances Fontaine que marcara 13 gols no Mundial de 1958.
A Polônia teve o ataque mais positivo no Mundial de 1974 com 16 gols marcados. Teve também o artilheiro do torneio, o ponteiro Lato com sete gols.