Com a fundação da FIFA em 1904 começou tomar forma a criação de uma competição internacional entre seleções, em princípio não somente da Europa, mas também das Américas, dois continentes que praticavam o futebol no início do século XX.
Até então o torneio entre seleções foi incluído nas Olimpíadas de 1900 em Paris e em 1904 em Saint Louis nos Estados Unidos. A FIFA fracassou na tentativa de organizar um torneio internacional nas Olimpíadas de 1906 na Suíça e o futebol somente foi reconhecido pelo COI nas Olimpíadas de 1908 em Londres num evento apenas para jogadores amadores.
Este torneio foi vencido pela Grã-Bretanha representada pela seleção nacional de futebol amador da Inglaterra que repetiria a conquista na edição seguinte em 1912 em Estocolmo.
Dez anos após sua fundação, em 1914, a FIFA concordou em reconhecer o torneio olímpico como “Campeonato Mundial Amador de Futebol” assumindo a responsabilidade pela gestão do torneio.
Estava aberto o caminho para a primeira competição intercontinental do mundo nos Jogos Olímpicos de 1920 na Bélgica que contou também com a participação do Egito. O campeão foi o país anfitrião.
Nas duas edições seguintes dos Jogos Olímpicos, em 1924 disputado em Paris e em 1928 em Amsterdam, o medalha de ouro foi o Uruguai, cuja seleção passou a ser chamada de “Celeste Olímpica”.
Por estas duas conquistas o Uruguai foi escolhido para organizar a Primeira Copa do Mundo que ocorreu em 1930. Para o torneio foi construído em Montevidéu o Estádio Centenário, cujo nome foi em homenagem ao 100º aniversário da Primeira Constituição do Uruguai.