Ontem recebi um telefonema de uma mãe, angustiada, pedindo ajuda para o seu filhote que, assistindo aulas, em casa, via internet, queria saber por quê este ano é bissexto, o que isso quer dizer?
Ano bissexto: fevereiro com 29 dias.
Por quê?
Eu também, ao tempo da escola de ensino fundamental, ali no meu condado, perguntava por que esse tal de ano bissexto, inclusive porque o nosso colega de turma, o saudoso Dilney Torres, fazia aniversário dia 29 de fevereiro, festejando a data natalícia apenas de quatro em quatro anos. A curiosidade matava.
Certamente há outras pessoas que, com a mesma curiosidade, se perguntam: qual a razão de haver um fevereiro de 29 dias, como ocorreu no fevereiro deste ano?
Então, vamos lá:
São diversos os anos bissextos. De quatro em quatro ano, temos um deles. Foi 2016, é 2020, será 2024, e assim, sucessivamente.
Foram e serão bissextos os anos múltiplos de 4 e não múltiplos de 100: 2004, 2008, 2012, 2016, 2020, 2024.
Como vemos, 2020 é múltiplo de 4, não é múltiplo de 100 e, ipso facto, se transforma em ano bissexto.
Por que um ano é bissexto?
A razão da existência do ano bissexto é para se corrigir a discrepância entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol - o ano solar.
A Terra demora aproximadamente 365,25 dias solares (1 ano trópico) para dar uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum (por convenção) tem 365 dias solares. Portanto, sobram aproximadamente seis horas (0,25 dia) a cada ano solar.
Essas seis horas excedentes ficam como que guardadas, estocadas e, a cada quatro anos, somadas, adicionadas ao calendário na forma de um dia (4 x 6h = 1 dia). Este dia extra é incluído no mês de fevereiro, que terá - então - 29 dias.
Finalmente um comentário sem a praga do século: o coronavirus!
E que todos comecemos o dia como queremos termina-lo! Bom dia!