Busquei, ainda na edição que circulou na semana de 28 de março a 4 de abril de 1964, do nosso saudoso semanário Tribuna Criciumense, os tópicos de publicações que dão um mergulho no passado e se transformam na Crônica da Cidade de hoje.
JÃNIO: BICHO PAPÃO – Em São Paulo, inquéritos de opinião pública indicam que, até agora, o Sr. Jânio Quadros tem cerca de 60% dos votos da zona periférica da capital e de, 30% a 40%, da classe rica, resultado mais do que suficiente para considerar-se eleito prefeito da maior cidade do Brasil, nas próximas eleições municipais. Na capital paulista é previsto que, eleito, Jânio candidatar-se-á ao governo do Estado e, em 1960, disputará a presidência da República.
E foi o que aconteceu. Aquele jovem advogado mato-grossense, professor de língua portuguesa e vereador, foi eleito prefeito municipal, depois governou São Paulo, depois foi eleito deputado federal pelo Paraná (nunca foi a uma sessão, sequer, do Congresso Nacional) e, finalmente, eleito presidente da República. Renunciaria dia 25 de agosto de 1961, sete meses depois de ter assumido, e o resto da história o ouvinte vai saber em seguida.
AS MANCHETES DA PÁGINA DE FUTEBOL – HERCILIO LUZ É LIDER SOZINHO. O clássico Ferro-Luz, emTubarão, levou grande público ao estádio Aníbal Costa e a arrecadação foi a melhor do certame estadual: Cr$ 748.743,00. Hercílio ganhou por dois a zero. NÃO HOUVE GOL NO FLA-FU – Comerciário e Atlético Operário não saíram do zero a zero. GUATÁ SURPREENDEU – Marcilio Dias, franco favorito, não passou de um amargo empate em dois gols, jogando contra o Guatá, de Lauro Müller. MINERASIL CAIU – Num jogo pobre, tecnicamente, o Minerasil perdeu para o Postal Telegráfico, da capital, por 3 a zero. BARROSO VENCEU – Em Itajaí o Barroso aplicou dois a zero no Figueirense. METROPOL T ROPEÇOU – Em Imbituba, o Metropol perdeu para o Atlético local pelo escore de 2 a 1.
E chegamos à edição de Tribuna Criciumense que circulou na semana de 3 a 11 de abril de 1964, a primeira após o advento dos governos militares. E a capa foi toda ocupada por notícias e fotos daquela crise que derrubou João Goulart e levou para o governo as Forças Armadas brasileiras. As manchetes foram estas: TUDO CALMO EM CRICIÚMA – SUPERADA A CRISE: VITÓRIA DO MOVIMENTO REBELDE – MAZZILLI NA PRESIDÊNCIA – DONA MARIA TERESA EM MADRI – JOÃO GOULART VIAJA – JANGO EM MONTEVIDEU – DETENÇÕES EM CRICIÚMA – EM SÃO PAULO, GRANDE DESFILE – POVO CARIOCA FESTEJA A VITÓRIA – Por sua vez, as fotos foram de Carlos Lacerda, Jango, Magalhães Pinto e da festa popular do Rio de Janeiro. Na Crônica de amanhã, os pormenores.
E eu retornarei amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!