Geração de prata é como ficou conhecida a Seleção Brasileira de Voleibol Masculina da década de 1980 que deu a primeira medalha olímpica da modalidade ao Brasil.
Tudo começou com 3º lugar na Copa do Mundo de 1981 disputada no Japão. No ano seguinte a seleção brasileira ficou com o vice-campeonato no Mundial da Argentina e foi campeã do Mundialito disputado no Rio de Janeiro.
Em 1983 a geração de prata venceu o Sul-Americano que teve a cidade de São Paulo como sede e foi medalha de ouro no Pan-americano disputado em Caracas na Venezuela.
No dia 26 de julho de 1983 foi realizado o Grande Desafio de Vôlei, uma partida entre Brasil e União Soviética. Os russos eram campeões olímpicos e mundiais e foram convidados para participar da primeira partida da modalidade em céu aberto, tendo como palco o Estádio do Maracanã.
Com um público de 95.887 espectadores a partida foi jogada em baixo de forte chuva. Por sugestão do próprio técnico da União Soviética os tapetes que levavam ao vestiário foram colocados na quadra e a marcação das linhas foi feita com esparadrapos.
O Brasil venceu por 3x1 e o jogo foi transmitido ao vivo no Brasil pela Rede Record, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Este jogo pode ser considerado o marco inicial que ajudou na popularização do esporte no Brasil e transformou a modalidade no segundo esporte mais popular do país.
E finalmente a medalha de prata em Los Angeles nas Olimpíadas de 1984 que consolidou a Geração de Prata do voleibol brasileiro.