O campeonato brasileiro da série C de 2006 ia avançando e dos 63 que começaram a competição sobraram apenas 16 para a disputa da terceira fase.
Os clubes foram divididos em quatro grupos com a classificação dos dois primeiros que formaram a fase final, um octogonal que decidiu o título com a classificação dos quatro primeiros para a série B em 2007.
O Criciúma que conseguiu sobreviver à segunda fase de forma dramática teria pela frente 14 jogos para confirmar o acesso que representaria o retorno imediato à série B depois do rebaixamento no ano anterior.
Na terceira fase do campeonato o Criciúma foi parar no Grupo 28 ao lado do Grêmio Barueri de São Paulo, do América Mineiro e do J.Malucelli do Paraná.
Começou a caminhada rumo à classificação para a fase final com uma vitória no Heriberto Hülse sobre o Grêmio Barueri por 2x0 com gols de Dejair e Rodrigo Silva. Cláudio Luiz fez o gol da vitória por 1x0 sobre o J.Malucelli no segundo jogo da fase.
O Criciúma fechou o primeiro turno da terceira fase derrotado pelo América em Belo Horizonte por 3x2, com Beto Cachoeira e Dejair marcando os gols do Tigre. Depois desta derrota o presidente Moacir Fernandes contratou o técnico Guilherme Macuglia para o lugar do interino Luiz Gonzaga Milioli.
No returno o Criciúma venceu em casa o América por 2x0 com gols do zagueiro Cláudio Luiz e do atacante Anselmo, também no Heriberto Hülse empatou com o J.Malucelli em 0x0 e mesmo derrotado em Barueri por 1x0 no último jogo da fase conseguiu se classificar em segundo lugar no grupo.
O Grêmio Barueri passou para a fase final em primeiro, enquanto América e J.Malucelli ficaram pelo caminho.
Amanhã o assunto será o primeiro turno do octogonal que decidiu o título de campeão da terceira divisão de 2006 e os quatro clubes que subiram para a série B.