Com o rebaixamento da Chapecoense duas rodadas após a queda do Avaí, Santa Catarina ficará em 2020 sem um único representante na série A do campeonato brasileiro desde que foi implantado o sistema de pontos corridos.
A primeira edição da série A depois que acabou o formulismo e foi adotado o sistema universal de todos jogarem contra todos em turno e returno a classificação passou a ser por pontos corridos foi realizada em 2003.
Santa Catarina estava representada por Figueirense, remanescente do ano anterior e pelo Criciúma que havia sido campeão da série B em 2002.
Todos os times grandes do estado já estiveram na série A e em 2015 Santa Catarina estava com quatro deles na elite do futebol brasileiro. Figueirense, Avaí, Chapecoense e Joinville e só não teve o quinto pelo rebaixamento do Criciúma no ano anterior.
Entre acessos e descensos o Figueirense foi o clube catarinense que esteve mais vezes na série A com 11 participações nas 17 edições do campeonato por pontos corridos.
Chapecoense e Avaí que foram rebaixados agora em 2019 participaram seis vezes cada um da série A do campeonato brasileiro. O Criciúma esteve presente em quatro edições em 2003, 2004, 2013 e 2014 e o Joinville em apenas uma em 2015.