O futebol é o único esporte coletivo que produz resultados surpreendentes que se constituem em verdadeiras zebras para usar o vocabulário popular. Quase sempre o futebol mostra casos reais de vitória de times pequenos contra gigantes que ajuda a explicar porque o jogo é tão apaixonante com suas surpresas e incoerências.
Em se tratando de Copa do Mundo, a primeira grande zebra foi a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra em 1950 na primeira Copa do Mundo realizada no Brasil.
A preparação da seleção americana que viria ao Brasil começou com uma reunião de jogadores amadores desconhecidos e que partiram para o Mundial sem nenhuma manifestação, mostrando o desinteresse dos norte-americanos pelo futebol.
No Estádio Independência em Belo Horizonte os Estados Unidos enfrentaram a Inglaterra, país dos inventores do futebol e que pela primeira vez disputariam uma Copa do Mundo.
No futebol existem vários clichês, como por exemplo, “futebol é uma caixinha de surpresas”, “o jogo se define dentro do campo”, “quem morre na véspera é o peru”, “futebol são onze contra onze”, entre tantas expressões que mostram de que forma a zebra passeia pelos gramados do planeta.
E não é que a zebra cavalgou por Belo Horizonte!
Perante pouco mais de 10 mil espectadores no dia 29 de junho em jogo valendo pelo grupo 2 da Copa do Mundo de 1950, com um gol do haitiano Gaetjens aos 38 minutos do primeiro tempo os amadores dos Estados Unidos venceram os profissionais ingleses.
Este resultado abalou a seleção inglesa que na sequencia perdeu para a Espanha e foi eliminada do Mundial.