O Criciúma deverá estar na relação da Copa do Brasil, no final da temporada, após atualização do ranking da CBF, mas mesmo assim briga por vaga direta no Campeonato Catarinense 2018. Para tal precisa ficar em terceiro lugar. O mais engraçado é que o time que está com sérios riscos de queda há três rodadas, após uma sequência de três bons resultados se dá ao luxo de sonhar com a terceira posição. Mas a matemática não é tão simples assim.
Para ficar em terceiro lugar, o Criciúma terá que superar o Hercílio Luz, neste domingo, dia 1º, às 16 horas, no Heriberto Hülse, e torcer para que o Avaí não vença a Chapecoense, no mesmo horário, na Ressacada, e acontecça um empate entre Atlético Tubarão e Joinville, no Domingos Machado de Lima.
O Tigre tem saldo um positivo, enquanto o Atlético Tubarão tem saldo dois. Caso os dois vençam na rodada, o Tigre terá que ultrapassar o saldo, sem poder empatar no critério pois perderia nos gols marcados. Por exemplo, se o Tigre ganhar por três de diferença e o Peixe por uma vitória simples, aí o time de Argel Fucks ficará à frente na classificação.
Resumindo, está tudo nas mãos do Atlético Tubarão para ficar com a vaga na Copa do Brasil, mas Joinville, Avaí e Criciúma correm por fora.