Winck muda o Tigre
A entrada de João Henrique muda o jeito de jogar do Criciúma. O novo escolhido do técnico Luiz Carlos Winck vai jogar mais aberto pelo lado direito, cortando para o meio, abrindo espaço para o lateral-direito Diogo Mateus, que terá mais liberdade de subir do que Diego Giaretta. João Henrique também irá ajudar Dodi na armação, deixando a proteção de zaga com Ricardinho e Jonathan Lima. Sem Lucão, o Tigre perde um pouco de força ofensiva, mas ganha em velocidade com Kalil. Teremos um Tigre novo, e que terá de ter bastante paciência para vencer o jogo, pois sabemos que o Luverdense-MT virá fechado no sistema defensivo. Sem uma grande movimentação dos jogadores de meio e ataque, o Tigre continuará tendo dificuldades. Hoje acontece o último treino antes da partida deste sábado. A bola vai rolar às 16h30, com cobertura do Futebol Som Maior FM100,7, a partir das 15h.
Essa é a hora
Sabemos que o Criciúma precisa evoluir bastante para se consolidar na luta pelo acesso, mas há um componente muito importante para uma reviravolta na classificação: a confiança. O nível de confiança pode aumentar bastante caso a equipe carvoeira vença os próximos dois jogos em casa.
Chance de sair do Z-4
Exceto no começo quando figurou no G-4, o Figueirense tem jogado sempre pressionado pela zona de rebaixamento. Hoje, diante do Boa Esporte-MG, em solo mineiro, o time de Milton Cruz terá a chance de sair momentaneamente do Z-4, em caso de vitória. O Figueira foi beneficiado com o tropeço do Goiás, na quarta-feira. Se perder, as coisas complicam ainda mais, já que na próxima rodada o adversário será o Internacional, em Porto Alegre.
Clássico gaúcho
Antes de encarar o Criciúma, na próxima terça-feira, o Juventude terá pela frente o Internacional, no Jaconi. O clássico gaúcho será disputado neste sábado, às 16h30min. A promessa é de um bom jogo, em virtude da melhora do rendimento do Colorado e a necessidade de vencer dos donos da casa.
Curiosidade
Curiosamente, a retomada do Juventude em 2017 aconteceu justamente na estreia do técnico Gilmar Dal Pozzo, com a vitória sobre o próprio Internacional, ainda no Gauchão, com o gol através de um pênalti, mal marcado pelo árbitro Diego Real, mas que fez justiça à superioridade dos donos da casa naquela oportunidade. Será que o Ju vai barrar a ascensão do Colorado?
Recuperação
Roberto Fernandes tem conseguido deixar o Náutico competitivo. Depois que o treinador chegou, com a demissão do então comandante Beto Campos, o Timbu de Recife tem ensaiado uma bela recuperação na Série B. Já saiu da lanterna e está a cinco pontos de uma fuga do Z-4.
Mulher no apito
Uma mulher está escalada para apitar uma partida do Campeonato Alemão. Bibiana Steinhaus fará história neste domingo, ao se tornar a primeira mulher a arbitrar um jogo da elite alemã. A policial, de 38 anos, vai apitar o jogo entre Hertha Berlin e Werder Bremen.
Destaque A Tribuna
Destaque para a equipe "Pé na bola, cabeça na escola", de Criciúma, que irá participar do Campeonato Catarinense de Futebol Feminino. A estreia é no final de semana. As atletas que disputaram os Joguinhos Abertos pela cidade vão compor o elenco, que contará também com jogadoras mais experientes. A FME, Rogacionista e a Esucri são os grandes apoiadores. A equipe mandará os jogos no CT do Bairro Cristo Redentor. A média de idade é de 19 anos.
Nota Zero
Manipulação de resultados mexe com as Eliminatórias Africanas. O confronto entre África do Sul e Senegal, no dia 12 de novembro de 2016, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, precisará ser disputada novamente, porque o árbitro do jogo, Jospeh Lamptey, acabou banido do futebol por manipulação de resultados. A seleção sul-africana se vê prejudicada pois venceu o jogo por 2 a 1, e diz que o árbitro punido não teve participação direta no resultado. Que fase!!
Blog Marco Búrigo
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito