Da batida reggae do início da carreira até escancararem suas influências de rock inglês e do Clube da Esquina em trabalhos recentes, poucas bandas na história da música pop nacional foram tão bem sucedidas como o Skank. A trajetória dos mineiros sempre foi marcada por um flerte com o pop radiofônico, que os levou ao topo das paradas durante anos, além de ter aberto caminho para toda uma nova geração, não só de Minas Gerais, mas dos quatro cantos do Brasil, entusiasmados pela possibilidade de fazer música de qualidade e com forte apelo popular.
É essa mistura de musicalidade, inovação, pegada pop e reconhecimento que motivou o Scream & Yell a realizar o tributo “Dois Lados”, produzido e idealizado pelo produtor mineiro Pedro Ferreira, responsável pela homenagem ao Los Hermanos em 2012, “Re-Trato”, e ao Milton Nascimento e Clube da Esquina em 2015, “Mil Tom”, também lançada pelo Scream & Yell. “Dois Lados”, porém, é mais que um tributo ao Skank, é também uma forma de revisitar uma das obras de maior sucesso da música brasileira recente, com releituras personais de artistas da nova geração nacional.
Está tudo aqui. Do Skank indie que bancou na coragem o primeiro CD em 1992 (25 anos atrás!) ressurgem o balanço de “Baixada News”, com os conterrâneos do Graveola, e de “Homem Q Sabia Demais”, com o gaúcho Ian Ramil, mais uma versão emocional de “Tanto (I Want You)”, por Zé Manoel, e uma releitura de Lulina para a ainda atualíssima “In(dig)Nação”, com letra citando Romulo Fróes, Daniela Mercury, Elza Soares, Zé Celso e outros indignados. O clássico “Calango” (1994) é representado por Nevilton (“Te Ver”), Teago Oliveira, da Maglore, em versão solo (“Esmola”), The Baggios (“A Cerca”) e Francisco el Hombre (“Pacato Cidadão”).
Do multiplatinado “O Samba Poconé” (1996) figuram “Garota Nacional” (revista por Manitu), “Sem Terra” (André Abujamra) e “Tão Seu” (Ana Larousse e Leo Fressato) enquanto “Siderado” é representado por potentes versões acústicas de “Resposta” (Phillip Long e Eduardo Kusdra), “Saidera” (Dani Black) além de “Mandrake e os Cubanos” (Garotas Suecas) e da faixa título, revista pelo Transmissor. De “Maquinarama” (2000) foram selecionadas “Três Lados” (Tuyo), “Canção Noturna” (A Banda Mais Bonita da Cidade) e a bela “Ali” (Selvagens a Procura de Lei). Do “MTV ao Vivo em Ouro Preto” (2001) saiu “Acima do Sol” (Ana Muller).
Com muitos fãs ao redor do Brasil, o álbum “Cosmotron” (2003) foi o mais procurado pelos artistas do tributo com “Dois Rios” em grande versão de Wado, o primeiro single do projeto, a delicada “Amores Imperfeitos”, com Anavitória (não disponível no Soundcloud, mas liberada para download gratuito), a sexy “Formato Mínimo”, com Fernando Anitelli, “Vou Deixar”, com Phill Veras, e “As Noites”, com Medulla. Da coletânea “Radiola” (2004) marca presença “Um Mais Um” (Gabriel Gonti) e a versão da versão do Skank para Gil, “Vamos Fugir” (Quarup). O álbum “Carrossel” (2006) foi revisto na versão de Esteban Tavares para “Mil Acasos”.
Já de “Estandarte” (2008) foram pescadas “Ainda Gosto Dela” (Sr. Gonzales) e uma linda versão de “Sutilmente” por Jéf. Fechando a discografia, “Velocia” (2014) marca presença com “Esquecimento” (Cobra Coral) e “Ela Me Deixou” (Seu Pereira e Coletivo 401). Com essa coleção de canções (32 faixas no download gratuito, 31 no Soundcloud), o Scream & Yell busca mostrar a versatilidade de uma grande banda surgida num momento de retração do mercado pop rock nacional, o começo dos anos 90, e que mesmo assim conseguiu cravar hits nas paradas e lançar belos discos que escreveram o nome Skank na história da música popular brasileira.
Texto por Marcelo Costa, Pedro Ferreira e Rodrigo James.
Agradecimentos Scream & yell
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