Orleans, também conhecida como Cidade das Colinas, foi dada como dote por D. Pedro II a sua filha Princesa Isabel em seu casamento com Conde D’Eu. Foi o próprio Conde quem deu nome à cidade, uma forma de homenagear a cidade de Orleães, na França.
“A história é linda. O município nasceu de uma família imperial. O próprio hino da cidade é uma homenagem à família”, explica o prefeito de Orleans, Jorge Koch.
Nesta quarta-feira (30), o município comemora 104 anos de emancipação político-administrativa. E em comemoração será a Semana Cultural, que começa hoje às 13h com a inauguração da revitalização do Paredão que contém obras do artista Zé Diabo.
“A nossa maior festa é ver o paredão reativado. Faz parte da cultura de Orleans, o Zé Diabo esculpiu nove passagens bíblicas contando o novo e o velho testamento. A nossa felicidade é entregar aquela obra de arte”, contou Koch.
Além da inauguração, a prefeitura e o Departamento de Cultura e Turismo da cidade prepararam diversas atividades em alusão a data. “É feriado em Orleans, de manhã fogos pipocaram anunciando as festividades”, contou.