A 4ª edição da Parada LGBTQIA+ acontecerá neste domingo (10), das 14h às 19h, na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, em Criciúma. A motivação do evento é marcar o Sul do Estado pela luta dos direitos e celebrar o respeito e as diversidades. E, segundo um dos organizadores do evento, Rafael Amaral, também é um movimento político.
“As duas últimas edições foram em 2021 e 2022, e as duas primeiras há mais de 10 anos. A gente retornou com a Parada no ano passado em um formato diferente, por conta até de uma motivação que ocorreu naquele período”, explicou Amaral. E a próxima edição já tem data prevista: 11 de junho de 2023 - a 5ª edição do evento.
Mesmo sendo uma das maiores cidades catarinenses, Criciúma não é o único foco da população que participará da Parada. Pessoas de todos os municípios da Amrec, Amurel e Amesc são esperadas para prestigiar a ação.
Evento espera movimentar economia e turismo
A meta é inserir o município no mapa LGBT brasileiro. “Com essa questão, a gente coloca a Parada como um marco turístico para a cidade, nós queremos colocar Criciúma como uma das cidades de turismo LGBT do Brasil”, contou o organizador do evento. “Isso movimenta a economia da cidade, o comércio local e cria uma rota turística”, completou.
A organização é feita por diversas entidades que se reúnem para fazer a preparação do evento. Neste ano, o diferencial foi o recebimento de apoio do capital privado. Estabelecimentos como restaurantes, pubs e casas noturnas da cidade e região, também pertencem a comissão organizadora.
“Esse ano, nós estamos fazendo a Rota da Diversidade, que são estabelecimentos LGBTQ friendly, que foram mapeados, são apoiadores desse grande evento e realmente demonstram que são ambientes seguros para a nossa população”, concluiu.