Uma parte da série Game Of Thrones foi gravada no país e, dentre os cenários, podemos destacar a cidade medieval de Dubrovnik e Split, onde fica a Fortaleza de Klis. Também houve gravações na ilha de Lokrum, na Catedral de St. Jacob, em Sibenik, e no Parque Nacional de Krka.
Uma curiosidade que talvez poucas pessoas saibam é que a gravata foi inventada na Croácia. Ela surgiu por volta de 1618, quando militares croatas utilizavam um lenço de linho, no verão, e de lã, no inverno. Em 2003, chegaram a decorar 50 monumentos no Centro de Pula, com lenços vermelhos e amarraram uma gravata gigante no anfiteatro da cidade.
A famosa raça do filme “101 Dálmatas”, da Disney, teve seu nome em homenagem à região litorânea da Dalmácia. Conhecidos pela sua pelagem manchada, o cão era utilizado na Idade Média para caça de aves e acompanhar carruagens. Devido a sua habilidade em resgates em incêndios, se tornou o mascote do Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos.
Zlatni Rat, também conhecida como Cabo Dourado ou Chifre Dourado, é uma das praias mais famosas da Croácia por mudar de formato quando os ventos estão fortes. A alteração acontece uma vez a cada dois ou três anos.
Com apenas 28 habitantes, Hum, mesmo com o número extremamente baixo, e incomum, é considerada oficialmente uma cidade. Foi construída no século XI como um castelo medieval. É possível conhecer a cidade inteira em apenas 45 minutos.
Em 2005, o arquiteto Nikola Basic criou um instrumento musical experimental que toca música por meio das ondas do mar. O Órgão do Mar, como ficou conhecido, foi pensado para redesenhar a orla de Riva, em Zadar.
Diferente dos museus que conhecemos que guardam itens históricos importantes, na Croácia, existe um museu para depositar suas lembranças de amores perdidos. Localizado na capital Zagreb, o Museu dos Relacionamentos Rompidos, foi criado em 2003, após a cineasta Olika Vistica e o escultor, Drazen Grubisic, terminarem.