1 – ANIMAIS
Na Escócia existe uma espécie de vaca que possui tanto pelo que cobre até os seus olhos. Existem veados por toda a parte, vivendo até perto de residências. Alguns animais nativos são o esquilo-vermelho, veado-vermelho e a ratazana de orkney. Existem ainda diversos tipos de aves, como o ganso-patola e a águia de ouro.
2 – RUIVOS
Os ruivos compõe entre 1% e 2% da população global, mas na Escócia eles representam 13% de todos os moradores do país. Cientistas acreditam que isso acontece devido as condições climáticas, principalmente devido à luz do sol. A Escócia é um país bastante nublado e os níveis de vitamina D podem ser menores, contribuído com esse gene recessivo.
3 – MONSTRO DO LAGO NESS
Famoso em filmes e desenhos produzidos nos Estados Unidos, o monstro do Lago Ness é escocês. Foi em 1933, quando um jornal de Highlands publicou uma matéria sobre o suposto monstro aquático. Diversos caçadores começaram a fazer a procura, com arpões e outros equipamentos de pesca, mas nunca encontraram.
4 – POLÍTICA
A Escócia seguiu independente até o século XVIII, quando se tornou membro do Reino Unido. Em 1999 instituíram um Parlamento Escocês, com sede em Edimburgo. Nos últimos anos existem informações de que desejam deixar o grupo, principalmente por não concordarem com o Brexit, que tirou o Reino Unido da União Europeia.
5 – CASTELOS
A Escócia é um dos países do mundo que mais tiveram castelos, por lá foram construídos cerca de 3 mil deles. Atualmente alguns continuam de pé e podem ser visitados. Quem tem um bom dinheiro e está pensando em fazer um investimento, pode comprar um castelo, por aproximadamente 1,2 milhão de libras.
6 – FUTEBOL
A Seleção Escocesa disputou o primeiro amistoso da história envolvendo dois países, enfrentando a Inglaterra em 1872, acabando empate em 0 a 0. Disputaram oito edições da Copa do Mundo, sendo a última delas em 1998, e nunca conseguiram passar da primeira fase. Como parte do Reino Unido, possuem três ouros olímpicos.
7 – ALIMENTAÇÃO
O prato nacional é o Haggis, feito com pulmões, coração e fígado de carneiro, a carne é cozida dentro do estômago do animal. O alimento é servido geralmente com nabos e batatas. É como se fosse a buchada de bode deles, vendida em bares e restaurantes de alto padrão.