1 – IDIOMA
Na Finlândia existem dois idiomas oficiais: finlandês e sueco. O finlandês é considerado um dos idiomas mais excêntricos do planeta. Por lá as palavras não possuem gêneros, assim não é comum a utilização de artigos. A conjugação dos verbos também é diferente da nossa, sendo conjugados para diferentes pessoas.
2 – CULINÁRIA
A culinária finlandesa não é uma das mais populares do mundo. Um alimento bem conhecido por lá é a Pulla, uma espécie de pão doce e redondo, com cobertura de açúcar. Neste país a sopa de ervilha é bastante tradicional, misturada com pedaços de carne de porco. Outro alimento típico é o Riisipiirakka, nem doce e nem salgado, feito com arroz.
3 – FALTA DE NOITE
A Finlândia é um dos países mais ao Norte do mundo. Entre os meses de junho e julho o sol não se põe, gerando o fenômeno conhecido por “sol da meia-noite”. Isso é possível devido ao eixo de inclinação da Terra, fazendo com que a estrela apareça ao longo do dia nas regiões próximas dos polos.
4 – MULTAS
Na Finlândia as multas por excesso de velocidade no trânsito são calculadas de acordo com a renda anual do condutor. Existem registros de um empresário chamado Reima Kuisla, que foi multado e teve que pagar 54 mil euros, na época equivalente a R$ 178 mil. Boa parte da população deste país acredita que os ricos devem pagar mais por infrações
5 – FÓRMULA 1
Nove finlandeses já disputaram corridas na Fórmula 1. Juntos eles conquistaram 50 vitórias para o país e quatro títulos mundiais. O primeiro campeão foi Keke Rosberg, que faturou o título de 1982, depois veio Mika Häkkinen, bicampeão em 1998 e 1999, Kimi Räikkönen fecha a lista com a conquista de 2007.
6 – FUTEBOL
A Finlândia jamais disputou uma Copa do Mundo masculina de futebol. Também nunca participou da Eurocopa. A maior goleada da história da seleção foi aplicada em 1922, contra a Estônia em um 10 a 2. O time mais conhecido do país é o HJK Helsinki, campeão nacional por 29 vezes, incluindo seis títulos seguidos entre 2009 e 2014.
7 – ANIMAL NACIONAL
O urso pardo é considerado o animal nacional da Finlândia. São considerados o maior símbolo folclórico-literário do país, tendo destaque na mitologia finlandesa e incluídos em uma série de poemas chamada Kalevala. Outras listas indicam que as renas também possuem boa representatividade.