1 – TERRITÓRIO
A Guiana é um país localizado na América do Sul, que tem 214,9 mil quilômetros quadrados, sendo um pouco menor do que Criciúma. Faz fronteira com o Brasil, Suriname e Venezuela, sendo banhada pelo Oceano Atlântico. É o único país da região a ter sido colonizado por ingleses, inclusive o inglês é o idioma oficial.
2 – COLONIZAÇÃO
Inicialmente a Guiana foi explorada por espanhóis, no século XV, mas passou a ser colonizada apenas no século XVII, por holandeses. Em seguida, os Países Baixos cederam as terras para a coroa britânica. A independência veio somente em 1966, mas ainda seguem como membro da Comunidade das Nações, grupo que conta com 53 países.
3 – SEXUALIDADE
A Guiana é um país que considera a homossexualidade algo ilegal, o único do continente sul-americano com esta condição. Existem protestos e manifestações para que isso seja mudado. Em 2018 foi organizada a primeira parada do Orgulho LGBT.
4 – POPULAÇÃO
O território guianense não é dos maiores, e em relação a população, estão concentrados no litoral, principalmente em Georgetown, sua capital. Devido as características geográficas, a Guiana muitas vezes fica isolada dos outros territórios da América do Sul. Aproximadamente 777 mil pessoas vivem por lá.
5 – RELAÇÃO COM O BRASIL
Na década de 1990 o número de brasileiros que vivem na Guiana passou a ficar mais elevado, o que aprofundou as relações entre os dois países. Em 2001 assinaram o "Acordo de Alcance Parcial", que passou a vigorar em 2004, estabelecendo a regulação tarifária para diversos produtos. Em 2009 foi aberta uma ponte no Rio Tacutu, ligando os territórios.
6 – FUTEBOL
A Seleção Guianense de Futebol é uma daquelas que não joga pela confederação de futebol a qual deveria, fazem parte da CONCACAF, enquanto o país é localizado na América do Sul e logo deveria ser filiado a CONMEBOL. A melhor colocação na Copa do Caribe foi um quarto lugar em 1991, já a Copa Ouro da CONCACAF foi disputada somente uma vez, em 2019.
7 – BANDEIRA
A Guiana tem a mesma bandeira desde 1966. É formada pelas cores verde, da agricultura e dos bosques, o branco, que simboliza rios e água, amarelo da riqueza mineral, preto da capacidade e resistência e o vermelho, do ardo e dinamismo. Ela é conhecida como ponta da flecha dourada.