1 – FALA COM AS MÃOS
O italiano é considerado um dos idiomas mais românticos do mundo e para eles isso não basta. Italiano raiz gosta mesmo é de fazer gestos com as mãos enquanto conversa. A Universidade Roma Tre chegou a fazer uma pesquisa e apontou que usam em média 250 gestos no dia a dia.
2 – GASTRONOMIA
A Itália pode ser considerada a terra da pizza, mas por aqui temos bem mais variedades de sabores do que lá. Os italianos seguem um movimento contrário ao fast food, para eles a preparação das receitas tem bem mais valor. Uma comida que surgiu por lá foi o panetone, no século XVII, ganhando destaque principalmente na época de Natal.
3 – IDIOMA
Na Itália o idioma oficial é o italiano, mas dependendo da região do país a língua é bem diferente, em alguns lugares dialetos como o vêneto e o napolitano são bem comuns. O italiano é considerado o idioma oficial do Vaticano, de San Marino e da Suíça. O inglês é um idioma muito comum, o que facilita para os turistas que visitam o país.
4 – CATOLICISMO
Aproximadamente 80% dos italianos são cristãos. O Vaticano, considerado um país independente, fica dentro da cidade de Roma. O Islã está no país desde o século IX, hoje existem cerca de 80 mesquitas. O judaísmo está presente antes mesmo do catolicismo, mas atualmente o número de praticantes é bem pequeno, com 30 mil pessoas seguindo essa fé.
5 – CINEMA
Quando um filme é lançado no cinema aqui no Brasil, geralmente você pode escolher se prefere assistir dublado ou legendado. Na Itália isso é bem mais complicado, já que praticamente todas as produções são dubladas para o italiano. Então, se você é turista, vai ficar difícil ver um filme na terra da bota.
6 – FUTEBOL
Eles são tetracampeões mundiais de futebol e já perderam duas finais para o Brasil, em 1970 e em 1994. Disputaram 18 das 21 edições da Copa do Mundo, ficando fora em 2018. Na Eurocopa foram três finais, com um título, em 1968. Os maiores times do país são a Juventus, o Milan e a Internazionale, que juntos venceram 12 edições da Liga dos Campeões.
7 – LIGAÇÃO COM O BRASIL
Foi entre 1880 e 1930 que a imigração italiana para o Brasil aconteceu. E principalmente para os estados do Sul e do Sudeste do país. Em Santa Catarina temos como destaque Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, com forte presença dos colonizadores, na gastronomia principalmente. Em 1940 uma pesquisa apontou que existiam 458 mil falantes do italiano no Brasil.