1 – PRÉ-HISTÓRIA
Arqueólogos encontraram na Nigéria uma região ocupada por humanos há mais de 11 mil anos. Acreditam que lá tenha surgido as primeiras civilizações, a sociedade Nok, entre 300 e 500 a.C. Eram nômades e caçadores, que ocupavam a bacia do Rio Níger, podem ainda ter sido os primeiros a trabalharem com siderurgia.
2 – CINEMA
A indústria cinematográfica da Nigéria é uma das que mais cresceu nos últimos anos. Recebeu o nome de "Nollywood", sendo considerada a terceira mais poderosa do mundo, perdendo somente para Hollywood e Bollywood. Em relação a quantidade de produção, são mais de mil filmes a cada ano. Por outro lado, quase não existem salas de cinema no país e quase tudo é distribuído nas casas.
3 – VENDEDORES
Se você visitar a Nigéria e encontrar diversas casas com placas dizendo “não está à venda”, pode se acostumar. Os proprietários fazem isso para evitar problemas, já que alguns golpistas costumam vender bens alheios. Essa prática gera dinheiro para alguns e prejuízo para outros.
4 – POPULAÇÃO E TERRITÓRIO
A Nigéria é o país mais populoso da África, com mais de 190 milhões de habitantes. Conta também com a cidade mais habitada do continente, Lagos, que fica à frente do Cairo, no Egito. O país é dividido em 36 estados e o Território da Capital Federal. A área total é de 923.763 km².
5 – RELIGIÃO
A maior parte da população nigeriana é seguidora do islamismo, com mais de 50%, depois vem o cristianismo, com mais de 40%. O restante é dividido entre outros tipos de crenças. O Islã aparece com força na África Ocidental e o país possui uma das maiores populações de muçulmanos do mundo. Essa religião foi introduzida por lá no século XI.
6 – FUTEBOL
A Nigéria disputou seis edições da Copa do Mundo masculina de futebol, chegando três vezes nas oitavas de final. Na Copa das Nações Africanas são três títulos, conquistados em 1980, 1994 e 2013. Já a seleção feminina é uma das sete que jogou todas as edições de mundiais.
7 – ECONOMIA
A Nigéria tem uma das economias mais fortes da África, principalmente baseada no petróleo, já que ao lado da Angola estão entre os maiores produtores do continente. O governo e os produtores precisam lidar com algumas dificuldades, que incluem o roubo do ouro negro.