1 – O NOME
A Venezuela recebeu este nome do explorador Américo Vespúcio, que encontrou casas nativas no Lago Maracaibo, o que o-fez lembrar de Veneza, na Itália. Atualmente conta com 33 milhões de habitantes, sendo 50,2% homens. Desde 1999 carrega o nome República Bolivariana da Venezuela.
2 – RAIOS
O Brasil é um dos campeões na queda de raios, mas o Lago Maracaibo aparece como o primeiro colocado entre os lugares mais atingidos. Durante tempestades podem cair mais de 100 raios a cada hora. Sabe aquela história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Neste local a fala não cola.
3 – VIOLÊNCIA
A Venezuela não está envolvida em nenhuma guerra, mas é considerado um dos países mais violentos do mundo. É elevado o índice de homicídios, causados principalmente pela impunidade e pelo excesso de força aplicada por autoridades. A taxa fica em 80 a cada 100 mil habitantes, os mais atingidos são homens, entre 16 e 29 anos.
4 – MISS UNIVERSO
A Venezuela aparece em segundo lugar no ranking de maiores vencedores do concurso Miss Universo. Foram sete conquistas até a edição de 2018, com o último título conquistado em 2013, por Maria Gabriela Isler. A primeira conquista veio em 1979, com Maritza Sayalero. E teve um bicampeonato em 2008 e 2009.
5 – PETRÓLEO
A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. A extração é feita principalmente pela Petróleos de Venezuela, uma empresa estatal que faz ainda o refino, a comercialização e o transporte. A produção é tão grande que em alguns lugares a gasolina é mais barata do que água.
6 – FUTEBOL
Nenhum time da Venezuela venceu a Copa Libertadores até hoje. A Seleção Venezuelana nunca disputou uma edição da Copa do Mundo. E nem em Copa América costumam ir bem, a melhor colocação da história foi em 2011, quando terminaram em 4º lugar. Nas duas últimas edições, em 2016 e 2019, conseguiram chegar nas quartas de final.
7 – TURISMO
Quem visita a Venezuela não gasta muita coisa. É possível encher o tanque de combustível gastando poucos reais. A hospedagem em hotéis também é muito barata. Quem pretende viajar de metrô não vai gastar muito dinheiro. A alimentação também custa pouco.