1 – TERRITÓRIO
Mais de 40% do território camaronês é coberto por florestas tropicais. Ao longo do país existem savanas e formações de origem vulcânica. A extensão é de 475.442 km², sua capital é Laundê, já o clima varia entre o tropical, ao norte e o equatorial, ao sul. Pouco mais de 20 milhões de pessoas moram no país.
2 – ECONOMIA
Camarões é considerado um país rico em recursos naturais, como petróleo, gás e minerais. Ainda assim, cerca de 70% da população vive da agricultura ou da pecuária. Aproximadamente 40% da população está abaixo do nível de pobreza, segundo o Banco Mundial. As províncias no extremo norte são consideradas as mais pobres.
3 – IDIOMAS
Camarões é um país com uma cultura bem variada. Os idiomas oficiais são o Inglês e o Francês. Boa parte dos habitantes também fala alemão ou espanhol. Ainda existem muitas línguas locais, que chegam há mais de 250. A religiosidade se divide entre muçulmanos e cristãos.
4 – TURISMO
O país é um dos mais propícios para o turismo no continente africano. Quem visitar poderá conhecer diversas culturas e etnias. Um dos locais mais visitados é o Douala, um centro econômico com estrutura social marcante, a cidade de Limbe tem traços britânicos e conta com bela vegetação, já na capital Yaoundé a tradição se mistura com a modernidade. Tem ainda o Monte Camarão, que é o mais alto do país, com 4.100 metros.
5 – FUTEBOL
A Seleção Camaronesa de Futebol disputou sete edições da Copa do Mundo, atingindo as quartas de final em 1990, quando terminou na sétima colocação. O país é o segundo maior ganhador da Copa Africana de Nações, com cinco títulos. Na galeria tem ainda a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de 2000 e o vice da Copa das Confederações de 2003. Samuel Eto'o é o maior artilheiro da história da equipe, com 59 gols, e o principal jogador camaronês.
6 – CULINÁRIA
A comida mais conhecida de Camarões é o ndolé, que utiliza carne ou peixe em sua composição. Tem tom apimentado, com amendoins. No país também é comum se alimentar com cuscuz de milho, envolvendo molho de peixe e cogumelos. A maioria das receitas envolve carne de peixe, também existem pratos com carne de crocodilo e porco espinho.
7 – ANIMAL NACIONAL
Existem poucos relatos sobre os animais que vivem em Camarões. A nomenclatura do país está diretamente ligada ao crustáceo de mesmo nome. Em 1472, navegadores portugueses encontraram grande quantidade de Lepidophthalmus Turneranus, já a primeira descrição cientifica veio somente em 1861. O local foi batizado pelos lusitanos como Rio dos Camarões e depois foi traduzido para outros idiomas.