1 – FIDEL CASTRO
Fidel Castro morreu em novembro de 2016, quando tinha 90 anos. Foi o principal líder da Revolução Cubana, que aconteceu durante a década de 1950. Depois, Fidel assumiu como primeiro-ministro de Cuba, em 1959 e seguiu até 1976, quando passou a ser presidente do país, permanecendo até 2008.
2 – CENTENÁRIOS
Proporcionalmente, Cuba é o país com mais pessoas acima de 100 anos, são 1,5 mil centenários para 11 milhões de habitantes do país. Em números absolutos, a liderança é do Japão. O recorde cubano foi conquistado em 2011, na época, o país tinha uma das mais altas expectativas de vida da América Latina, com 78 anos, hoje o índice está em 79,7 anos.
3 – HAVANA
Havana é a capital de Cuba e uma das cidades disponíveis no clássico Driver 2. Aproximadamente 2,4 milhões de pessoas moram por lá. Foi chamada pelos colonizadores espanhóis de Villa de San Cristóbal de la Habana. É cheia de fortificações e estruturas antigas, sendo a maioria neoclássicas, o Capitólio de Havana é um dos mais conhecidos.
4 – SOCIALISMO
A República de Cuba é um país socialista, um dos poucos do mundo, junto com a Coreia do Norte. Situação que aproximou muito da União Soviética, era o maior parceiro cubano, até a dissolução do país, na década de 1990. Os soviéticos compravam matéria-prima de Cuba e enviavam produtos para a terra de Fidel.
5 – CARROS
Depois que o governo de Fulgêncio Batista perdeu o governo, em 1959, a frota de veículos praticamente foi congelada. De 1940 até 1960 o país importou diversos carros, a maioria vinda dos Estados Unidos. Em 1958, era o segundo maior número de carros per capita da América Latina, com 24 para mil pessoas. Em 1960 veio o embargo dos norte-americanos e os carros foram envelhecendo.
Nem a parceria com a União Soviética resolveu essa condição. Nos últimos anos chegaram alguns modelos russos e chineses, mas a frota de carros clássicos segue grande.
6 – FUTEBOL
A Seleção Cubana de Futebol participou da Copa do Mundo de 1938, inclusive venceram uma partida, por 2 a 1 contra a Romênia. O esporte não é dos mais populares no país, eles preferem mesmo é o beisebol e também o boxe. Recentemente conseguiram boas campanhas na Copa do Caribe, com o título de 2012 e outros vices.
7 – PROIBIÇÕES
Diversas proibições foram impostas em Cuba, até 1997 eles não podiam ter contato com os turistas que visitavam a ilha. Até o ano seguinte não podiam comemorar o Natal, celebração que foi permitida depois de visita do Papa João Paulo II. Outra proibição: até 2008 eles não podiam ter celulares.