1 – POPULAÇÃO
Israel tem mais de 8,8 milhões de pessoas. Cerca de 260 mil vivem em assentamentos na Cisjordânia. A maioria dos habitantes seguem crenças judaicas, com minoria árabe. Por lá vivem aproximadamente 300 mil imigrantes não-judeus que atuam como trabalhadores temporários. Desde novembro de 2006 reconhecem o casamento gay, sendo um dos países com mais alto índice nessa questão.
2 – INOVAÇÕES
Algumas tecnologias importantes surgiram em Israel, que ao longo das décadas se tornou um importante polo. O sistema de correio de voz, o primeiro software antivírus para computadores e os celulares da Motorola foram algumas das criações. Trabalharam para desenvolver técnicas que utilizam células-tronco e lançaram até um repelente para águas-vivas.
3 – MURO DAS LAMENTAÇÕES
Esse local é um dos mais visitados de todo o país. Por lá escrevem preces e desejos em pedaços de papéis, colocando dentro das rachaduras do muro. Duas vezes por ano todos esses bilhetes são retirados e levados para o cemitério judaico no Monte das Oliveiras. A primeira construção nessa região foi o Templo de Salomão, no século X a.C.
4 – IDIOMAS
Três idiomas são considerados oficiais em Israel: hebraico, árabe e inglês. Não somente os judeus falam hebraico, como boa parte da população que habita aquelas terras. Outras línguas são comuns, como russo, amárico, armênio e francês. O inglês é língua obrigatória em todas as escolas, ainda carregam um forte sotaque.
5 – JERUSALÉM
Uma das cidades mais antigas do mundo, Jerusalém é considerada sagrada por judeus, cristãos e islâmicos. O território é disputado por israelenses e palestinos. O local já teve duas destruições completas ao longo da história. Segundo a bíblia, O Rei Davi conquistou a cidade dos jebuseus, tornando-a capital do Reino Unido de Israel.
6 – FUTEBOL
O país é representado pela Seleção Israelense de Futebol, fundada em 1928, antes do estabelecimento do Estado de Israel e no ano seguinte passaram a fazer parte da Fifa. Conseguiram a classificação para a Copa do Mundo de 1970, quando empataram duas partidas e perderam uma. Chama atenção que até atenção que até 1968 competiam pela Ásia, inclusive ganhando um título continental, a partir de 1996 passaram a ser membros da UEFA.
7 – MAR MORTO
Diferente dos tempos bíblicos, o Mar Morto está secando, sendo possível perceber em suas margens. As águas tem baixado cerca de um metro por ano. O monitoramento tem sido feito desde 1930, quando a superfície era de 1.050 km², hoje é de 650 km². Os peixes que são levados até ele pelo Rio Jordão morrem assim que chegam, devido ao nível de sal dez vezes maior do que nos oceanos.