1 – ANDES
A maior parte da paisagem equatoriana é composta pela Cordilheira dos Andes, que atinge picos de 6.972 metros de altitude. É considerada a maior cadeia de montanhas do planeta em relação a extensão. Ela vai da Venezuela até a Patagônia, passando pelo Equador. O pico mais alto no Equador chega a 5.000 metros.
2 – LINHA DO EQUADOR
Como você deve saber, o país é dividido pela linha imaginária que corta os hemisférios do planeta, a Linha do Equador. Existe um monumento chamado Metade do Mundo, sendo bastante visitado pelos turistas. Fica próximo da capital, Quito, no hemisfério Sul. Se tornou um local simbólico, já que a tecnologia mostrou que a divisão fica 250 metros do local.
3 – CIDADES
A cidade mais populosa do equador é Guayaquil, que tem mais de 2,3 milhões de habitantes, ficando à frente de Quito. No país a população é de 17,2 milhões de pessoas, possuindo em torno de 25 mil homens a mais do que mulheres. A maioria dos equatorianos tem descendência americana, sendo 55% mestiços e 25% índios.
4 – GALÁPAGOS
Charles Darwin estudou a Teoria da Evolução das Espécie nas Ilhas Galápagos. Elas ficam no Oceano Pacífico, cerca de 1.000 quilômetros da costa. Desde 1978 é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Por lá existe o primeiro aeroporto ecológico do mundo.
5 – VULCÕES
A extensão territorial do Equador é muito menor do que a do Brasil, mas isso não impede o país de possuir 64 vulcões. Atualmente 11 deles são considerados ativos, e alguns deles você poderá acessar pela Avenida dos Vulcões. Dá para conhecer este tipo de paisagem de carro ou de trem.
6 – FUTEBOL
A Seleção Equatoriana, junto com a Venezuelana, são as únicas que nunca venceram a Copa América. O país disputou três vezes a Copa do Mundo, atingindo as oitavas de final em 2006. O Equador tem somente um título de Libertadores, conquistado pela LDU em 2008, batendo nos pênaltis o Fluminense no Maracanã.
7 – ANIMAIS
O animal símbolo do país é o condor andino, mas boa parte da fauna está presente em Galápagos. Lá existem alguns animais que não vivem em outros lugares do mundo, como o tubarão-martelo e algumas espécies de lobos-marinhos. Existem diversos outros animais que vivem apenas no país e principalmente na citada ilha.