1 – ANO NOVO
A República do Kiribati está localizada em diferentes partes do Oceano Pacífico. Embora possua diversas ilhas, tem um dos menores territórios do mundo, com 811 km² e 110 mil habitantes. Chama a atenção por ser o primeiro país a comemorar o ano novo, já que está próximo da Linha Internacional de Data (LID), os moradores de lá estão 16 horas à frente de Brasília.
2 – FUSO HORÁRIO
O país é cortado pela Linha Internacional de Data, considerada o oposto do Meridiano de Greenwich, dividindo Leste e Oeste. Assim, até 1994, em uma das partes do país era segunda-feira enquanto na outra ainda era domingo, por exemplo. A partir de 1995 todo o território passou utilizar o mesmo fuso horário.
3 – ILHAS
O território do país é formado por 33 pequenas ilhas, sendo que 12 delas são desabitadas. Elas são divididas em três grupos: Ilhas Gilbert, Ilhas da Linha e Ilhas Phoenix. O Kiribati é o único país que possui terras nos quatro hemisférios, considerados Norte/Sul e Leste/Oeste. O aumento do nível dos oceanos poderá levar ao seu desaparecimento.
4 – ECONOMIA
Agricultura e pesca são as bases da economia do país. Até 1970 contava com jazidas de fosfato de Banaba, depois se esgotaram. O país ganha bastante dinheiro devido à pesca realizada por navios estrangeiros em suas águas marinhas. É um local pouco visitado por turistas, representando somente 2% do PIB.
5 – CULINÁRIA
Existem poucas informações sobre a culinária do país. As receitas mais comuns incluem peixe. Como são diversas ilhas, é possível encontrar diversas especiarias, com opções para aproveitar o clima tropical. Os restaurantes e bares espalhados pelo país também oferecem pratos chineses e europeus.
6 – HISTÓRIA
As Ilhas Gilbert são habitadas há mais de 5 mil anos, já o contato com os povos ocidentais aconteceram apenas no século XVI, por meio de navegadores espanhóis. Depois o país se tornou uma colônia inglesa, até 12 de julho de 1979, quando conquistou a independência, após essa data, foi adotado um sistema político presidencial e parlamentar.
7 – FUTEBOL
A Seleção Quiribatiana de Futebol é filiada à Confederação de Futebol da Oceania (OFC) e pode participar das competições continentais, mas, é impedida de jogar a Copa do Mundo, já que não faz parte da Fifa. Em 2011 O time do Kiribati perdeu por 17 a 1 para o Taiti, em 2003 foi ainda pior, sofrendo 18 a 0 contra Vanuatu e em 1979 teve uma derrota de 24 a 0 diante de Fiji.