1 – PETRÓLEO
Os Emirados Árabes Unidos estão em 6º lugar no ranking mundial de países exportadores de petróleo. Assim, a economia é bem desenvolvida e a população conta com menos da metade de árabes, já que recebem muitas pessoas vindas da Índia, Paquistão e Filipinas. Mesmo com tanto petróleo, os Emirados Árabes foram um dos poucos que assinaram o Protocolo de Quioto, visando a redução de dióxido de carbono.
2 – DIVISÃO TERRITORIAL
O território é subdividido em sete partes, considerados emirados. Os mais importantes são Abu Dhabi e Dubai, que concentram a maior parte da população e riquezas. Inclusive Abu Dhabi possui 86,7% das terras do país. Os outros emirados são Ajman, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah e Umm al-Quwain.
3 – FUTEBOL
A seleção nacional disputou a Copa do Mundo de 1990, perdendo para Colômbia, Alemanha e Iugoslávia, o saldo foi de 11 gols sofridos e um marcado. O clube mais forte do país é o Al-Ain, seguido por Al-Wasl e Al-Ahli. O local recebeu as edições de 2009, 2010 e 2017 do Mundial de Clubes da Fifa, e sediará também em 2018.
4 – PRÉDIO MAIS ALTO
Dubai conta com a construção mais alta do mundo, o Burj Khalifa. Foi erguido entre 2004 e 2009, sendo inaugurado no ano seguinte. Ocupa uma área de 334 mil m², com 828 metros de altura no topo de sua antena e 160 andares. O orçamento total da obra é superior a 1,5 bilhão de dólares.
5 – ILHAS ARTIFICIAIS
Além do investimento no maior prédio do mundo, o país também construiu ilhas artificiais. A maior delas, Yas Island, custou 36 bilhões de dólares, abrigando um autódromo que recebe corridas de Fórmula 1 desde 2009. Tem também a Palm Jebel Ali e a Palm Jumeirah, projetadas em formato de palmeira. O investimento em turismo visa o futuro, quando o petróleo poderá chegar ao fim.
6 – CULINÁRIA
Os pratos locais são chamados de Emirati, difíceis de encontrar nos restaurantes. Tem em sua base peixes, carne e arroz, com itens doces no café da manhã. O café tradicional dos Emirados Árabes Unidos é bem fraco, semelhante a um chá, contando também com cardamomo e açafrão. Também é comum que a bebida seja servida antes das refeições.
7 – ANIMAL NACIONAL
O falcão-peregrino é considerado um dos símbolos dos Emirados Árabes. São utilizados há séculos para a caça no Oriente Médio e mais recentemente para o combate a pragas. São aliados dos donos de edifícios, que desejam evitar que pombos e outros pássaros construam ninhos nos prédios. Esse animal pode atingir mais de 320 km/h.