1 – TERRITÓRIO
Tuvalu é um país localizado na Polinésia, que possui nove atóis, aquelas ilhas em forma de anel e compostas por corais. Conta com 26 quilômetros quadrados de área e 11 mil habitantes. A parte mais alta do país é de 5 metros, por isso existe um sério risco de desaparecimento devido ao nível do mar.
2 – ECONOMIA
Basicamente, podemos dizer que os moradores de Tuvalu sobrevivem com exportações de copra, que nada mais é do que poupa de coco seca, além de pandano, uma planta típica do país. Outras atividades que dão sustento para a população são a pesca e o cultivo de palmeiras.
3 – SEGUNDA GUERRA
Tuvalu foi invadido por japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, só que não demorou muito para que os norte-americanos conseguissem tomar posse da ilha. O arquipélago foi atacado nove vezes pelos nipônicos ao longo de cinco meses. Foi um evento que serviu para determinar a independência do território.
4 – CLIMA
Em Tuvalu o clima é quente e úmido, a temperatura média é de 30ºC ao longo de todo o ano. Entre os meses de novembro e fevereiro é comum que aconteçam tempestades na regiões oeste do território. Em média chove 353,5 centímetros por ano, de maneira irregular, o que causa escassez de água.
5 – POPULAÇÃO
A maior parte dos habitantes são originários da Polinésia, são mais altos e possuem a pele mais clara que os moradores do Kiribati. O idioma é o tuvaluano, língua da Polinésia. Menos da metade das pessoas sabem ler e escrever, existe uma escola, que funciona no maior dos atóis.
6 – FUTEBOL
Por menor que o país seja, o futebol é representado pela Seleção Tuvaluana, que não é membro da Fifa, mas pertence a Confederação de Futebol da Oceania (OFC). O jogo de estreia aconteceu em 1979, contra a Nova Caledônia, em uma derrota pro 11 a 0. As maiores participações da equipe acontecem nos Jogos do Pacífico.
7 – CASAS
Boa parte da população mora em casas que possuem o telhado de palha e com paredes feitas de esteiras. Menos no atol de Funafuti, onde essas construções foram substituídas por outras mais resistentes, pré-fabricadas, depois de um furacão que passou por lá em 1972.