Criatividade, inspiração e versatilidade são fundamentais para a culinária. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu os cozinheiros Dilto Rzatki Girardi, Luiz Felipe Zanette e Jorge Davi, para um papo sobre gastronomia. Inclusive em 10 de maio é comemorado o dia dos profissionais dessa área.
Em Santa Catarina a culinária é bem presente, em maior número, os imigrantes italianos se espalharam por todas as regiões com suas cantinas e vinícolas artesanais. “A receita já tem um nome por ser tradicional. Tem muita coisa que se derivar um ingrediente já muda o nome do prato”, afirmou Dilto, que é cozinheiro profissional há três anos e adora preparar massas.
Geralmente os eventos que eles atuam acontecem entre quinta-feira e domingo. “Eu pego tanto no pesado se for para fazer um churrasco quanto do buffet. Eu sou da carne, pego eventos até para 300 ou 400 pessoas”, contou Luiz Felipe, que tem mais de 15 anos de experiência na área.
Cada um dos três possui suas especialidades, e podem até recomendar serviços para os amigos, caso não dominem. “Eu comecei porque a galera pedia. Eu tu vai pegando amor. Cozinhar é repetição. A cozinha não é só arte de cozinhar. Eu só ofereço a linha de buffet montado”, destacou Jorge, que cozinha há mais de 20 anos.
Confirma o Programa do Avesso completo: