As vezes um pouco quieta, mas presente e pujante. Assim é a cultura árabe em Criciúma e assim que foi o programa Do Avesso desta quinta-feira, 1º, na Rádio Som Maior. Pity e Vitor Búrigo receberam o casal Gui Rahman e Leni Costa. Ele, de descendência palestina. Ela, daqui da cidade. Mas ambos promovendo a cultura por meio da culinária árabe.
O pai de Gui é palestino e veio para o Brasil em meados dos anos 60, indo para o Rio Grande do Sul. Gui nasceu em território brasileiro. Após viver alguns anos, se mudou para Criciúma. "Meu pai era mascate, que é aquele profissional que comprava roupas no centro e ia vender em localidades do interior. Depois tivemos uma lojinha e fomos tocando", explicou Gui.
Em 2014, ele entrou de cabeça no ramo da gastronomia. No começo, ele realizava pequenos jantares temáticos com amigos e trabalhando com delivery da comida. Agora com a pandemia, a demanda de entregas aumentou ainda mais. "A comida é uma forma de cultura. Eu como palestino preciso manter as culturas de lá. Tudo o que eu aprendi foi com o meu pai", comentou.
Há 15 anos conheceu Leni, que hoje atua com ele. Ela trabalhava com festas infantis e hoje ajuda o Gui na cozinha. "A gente não se conheceu. Deu uma tecla no 'Blah' e em três dias a gente resolveu os nossos compromissos", afirmou.
Cultura, principais pratos, principais especiarias, religião e muito mais foram os assuntos abordados no programa Do Avesso.
Confira a entrevista na íntegra: