Apesar de ter sido registrado apenas um roubo em janeiro e esse ser o menor índice dos últimos cinco anos, moradores de Içara enfrentam um aumento no número de furtos registrados. Só em janeiro, foi um acréscimo de 28%, totalizando 38. A diferença dos dois é que no roubo o indivíduo utiliza da violência e ameaça para cometer o crime.
Para o comandante da Polícia Militar em Içara, tenente-coronel Eduardo Moreno, a legislação estimula o indivíduo a fazer furtos. “Ele não fica preso, nós realizamos as prisões e ela não é fácil porque temos que prender logo em seguida. O furto precisa de uma legislação rigorosa que mantenha o indivíduo preso”, diz. “Desde o Código Penal com lei branda até o código de processo penal que mesmo com ele preso, o indivíduo tem uma série de regalias”, complementa.
Entre as ações que a PM está realizando, estão: barreira policial, aumento do número de policiais comunitários e rede de vizinhos. “Estamos acompanhando diariamente. Nós, como polícia ostensiva que não investiga e que age antes e durante o delito, começamos a estimular essa rede de vizinhos e, hoje, temos mais de 30”, destaca o comandante.
A rede de vizinhos faz com que moradores fiquem atentos e ampliem o conhecimento sobre segurança pública. “Nós conversamos em reuniões, passamos dicas de segurança. Nos últimos 15 dias tivemos 4 reuniões, inclusive com participação da prefeita e de vereadores”, explica Moreno