Estima-se que vá custar ao menos R$ 5 milhões, senão mais, a execução do projeto de construção de uma ciclovia na Avenida Centenário. O clamor ganhou força a partir do atropelamento seguido de morte de um jovem de 13 anos no último dia 24 de junho, quando um ônibus atingiu o ciclista na pista do transporte coletivo na principal via da cidade.
Na busca por recursos para executar o projeto, vereadores discutiram o tema e aprovaram, na sessão da última terça-feira, 7, um requerimento no qual solicitam recursos aos deputados federais criciumenses. O apelo será encaminhado aos deputados Daniel Freitas (PSL), Geovania de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD). Todos os parlamentares assinaram o documento.
"O deputado Daniel, na época que era vereador, já nos falava do seu apoio a esse projeto, e já se colocou à disposição para nos ajudar", comenta o ciclista João Luiz Virtuoso, um dos líderes do movimento que está pedindo pela ciclovia. Esse grupo realizou, no começo do ano, um passeio ciclístico que partiu do Parque das Nações, em Criciúma, em direção ao Balneário Rincão. O evento reuniu, na ocasião, cerca de mil ciclistas. Um novo passeio estava programado para março, para ocorrer na Centenário, mas acabou cancelado em função da pandemia de Covid-19.
Nos discursos na sessão de terça, os vereadores lembraram que a deputada Geovania de Sá, que também já foi vereadora, também tratou do tema em ocasiões passadas.
Confira também:
Centenas de ciclistas movimentam-se em pedalada cobrando ciclovia
Um protesto pela ciclovia na Centenário
De novo, a necessidade por uma ciclovia na Centenário
Reacende a busca pela ciclovia em Criciúma
Empresa de ônibus se manifesta sobre morte de ciclista
Morte de ciclista na Centenário: prefeitura emite nota
Ciclista morre atropelado na Centenário
Ciclovia entra na pauta da prefeitura de Criciúma
Ciclovia em Criciúma: projeto deve estar pronto até março de 2020