A presença dos pais na educação dos filhos tem crescido nos últimos anos, apontam estudos. O Dia dos Pais é comemorado neste domingo (12), possuindo outras datas dependendo do país. No Brasil é celebrado desde 1953, quando foi trazido pelo publicitário Sylvio Bhering, voltado mais para o lado comercial.
“Surgiu em 1909, em Washington, quando uma menina homenageou o seu pai por ter seis filhos, e sua mãe morreu no parto da última criança. Como o pai teve compromisso na criação e na educação dos seis filhos, sozinho, ela decretou o segundo domingo do mês de julho como dia dos pais”, contou a especialista em educação, Dani Felício.
Para ela, o diálogo entre pais e filhos é fundamental. Em 2018 a expectativa é de que data tenha arrecadado R$ 13,9 bilhões no Brasil, sendo que a média de gasto por pessoa ficou em R$ 150,00. A especialista lembra que os pais e as mães não deveriam ser lembrados apenas em datas especificas.
“O Dia dos Pais e o Dia das Mães pode ser lembrado, mas será que precisa ser lembrado somente nestes dias? Seria bom se as escolas pudessem surpreender em outros momentos, para em outros dias reunir os membros da família e curtir esse momento de celebração”, completou Dani.