Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"A situação é complicadíssima", alerta delegado regional da Polícia Civil sobre baixo efetivo

No ano que vem, mais 26 policiais terão direito à aposentadoria na região

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 29/12/2022 - 09:47 Atualizado em 29/12/2022 - 10:13
Foto: Divulgação/PC
Foto: Divulgação/PC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"A situação é complicadíssima". A fala é do delegado regional da Polícia Civil, Vitor Bianco Júnior, sobre o baixo efetivo no Sul de Santa Catarina. O problema não é um caso isolado da região, pelo contrário. Mesmo com números e resultados positivos, o órgão enfrenta dificuldades com a redução de policiais nas jornadas de trabalho. Uma das soluções seria o lançamento de um concurso público.  

"No balanço geral, foi um bom ano. Mas, como todas em instituições, temos pontos positivos e negativos - como a redução bastante grande do nosso efetivo, em virtude de aposentadorias e policiais que passaram em outros concursos públicos. Isso acaba trazendo dificuldades para o trabalho. Mas, mesmo com essa diminuição, a gente tem alcançado importantes resultados, como é o caso de homicídios, uma baixa dos números e todos eles esclarecidos em 2022", comenta Bianco. 

Na 6ª Delegacia Regional de Criciúma, comandada pelo delegado Vitor Bianco Júnior, muitos plantões foram fechados para conseguir conciliar o número de policiais com as demandas, "Hoje, temos uma Central de Plantão única na Região Carbonífera (Amrec), que fica em Criciúma. O fechamento foi para direcionarmos esses profissionais para os setores de investigação, porém, esse número está no seu limite mínimo", acrescenta. 

A expectativa é que, através do novo Governo do Estado, um concurso público da Polícia Civil seja realizado. "Realmente, a situação é complicadíssima. Na nossa região, a partir do ano que vem, teremos mais 26 policiais em condições de se aposentar. Então, ficaria extremamente difícil mantermos a qualidade do trabalho que hoje é oferecida à sociedade", enfatiza o delegado. 

Bianco comenta, ainda, que o próprio delegado-geral da Polícia Civil já mencionou a necessidade de um processo com mais mil agentes e mil escrivães. "Já foi solicitado isso e esperamos que, realmente, o governo que está chegando autorize o lançamento deste edital para que nos próximos anos nós possamos recompor o efetivo e continuar prestando um serviço de qualidade à sociedade catarinense, uma vez que a PC de Santa Catarina é modelo para o restante do país", finaliza. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito