A rua Rui Barbosa, em Araranguá, também conhecida como avenida Beira-Rio é um dos principais acessos à cidade. Há décadas, o local vem sendo motivo de preocupação e atenção redobrada por parte da administração municipal. Em um dos pontos, o rio Araranguá chega com muita força, o que causa erosão da margem. Como reflexo, a pista principal está cedendo e apresentando várias rachaduras.
Após as chuvas fortes desse mês o problema se agravou. Uma barreira emergencial tenta conter o avanço da degradação, mas ações corretivas e urgentes serão necessárias nos próximos dias. No local é possível constatar que o meio-fio está descolando da calçada e uma grande fenda foi aberta entre o barranco e o passeio público.
“O prefeito Cesar Cesa já tinha a intenção de fazer uma revitalização na Avenida Beira-Rio, mas agora se tornou prioridade, porque realmente tem um ponto crítico, onde havia um buraco. O problema é do mandato anterior e foi resolvido com medidas paliativas, mas está novamente cedendo, está sofrendo recalque. Depois das fortes chuvas estamos periodicamente analisando o local, pois é possível ver que está evoluindo esse recalque, então em parceria com a Defesa Civil do Estado, que vem dando todo o apoio, estamos planejando fazer um projeto para a contenção da encosta do rio. Depois disso vamos fazer uma revitalização completa da área”, afirma Cristiano Coral, secretário de Obras de Araranguá.
Várias inspeções foram feitas, inclusive por uma equipe especializada que, com a apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros, filmaram a margem do rio que recebe o impacto da força das águas e que acabam causam o assoreamento daquela área. Agora a administração de Araranguá conta com especialistas que devem estar na cidade ainda durante essa semana, como explica o secretário de obras.
"A Defesa Civil estadual se propôs vir ao município até a próxima sexta-feira e vai trazer uma empresa para desenvolver um projeto para nós. Em uma parte do local será feita a utilização de “gabiões” para o fortalecimento da encosta. Por isso esperamos essa visita da Defesa Civil para que sejam feitas ações para conter o avanço da erosão e termos uma das entradas da cidade, a Avenida Rui Barbosa, segura”.